Faial: Os peixes da Flying Sharks nadam em aquários de todo o mundo

Chegamos a Porto Pim (que toponímia maravilhosa!) praticamente de surpresa. Vemos Luís Silva nas traseiras do Aquário – Estação de Peixes Vivos, a porta da frente está fechada porque hoje é domingo. De olhar dividido entre o mar e as voltas do cão Spot, Luís não consegue ouvir-nos. Ousamos descer as escadas rentes à água e abordamo-lo. Será que podemos entrar?

Podemos, sim, mas Luís, funcionário da empresa Flying Sharks, está sozinho e tem tarefas a cumprir. Pede-nos 10 minutos e deixa-nos a ver um documentário sobre a fauna e flora marítimas açorianas. Regressa com pontualidade e começa por explicar onde nos encontramos. O Aquário de Porto Pim está instalado num edifício do Governo Regional dos Açores, mas é explorado pela Flying Sharks, “que comercializa espécies marinhas do arquipélago para aquários de todo o mundo”. Trocando por miúdos, esta empresa privada captura peixes que depois passarão a nadar noutros pontos do globo. “Temos licenças e quotas para cumprir. As nossas capturas são feitas através de mergulho com camaroeiros, outras por pescadores artesanais”, conta Luís Silva. As espécies são depois adaptadas ao cativeiro, recebem alimentação artificial e são preparadas para o transporte – daqui já saíram, por exemplo, peixes para aquários do Japão, Singapura ou Canadá.

Para além de funcionar como lugar de estágio para as espécies que vão nadar em aquários de todo o mundo – vemos aqui meros, garoupas, cações, raias, chicharros, enxaréus –, a estação de Porto Pim serve muitas vezes de hospital. Quando da nossa visita, havia duas tartarugas em recuperação. “Uma chegou aqui com uma grande infecção na carapaça já há vários meses. Está em tratamento e será libertada em breve”, informa Luís. A outra chama-se Craca e tinha sido capturada há dias, enredada nas redes de pesca.

O Aquário de Porto Pim é visitável entre 15 de Junho e 15 de Setembro, nos restantes meses do ano é necessária marcação.

Aquário de Porto Pim – Estação de Peixes Vivos
Monte da Guia
9990 Horta
Tel.: 292 207 382/ 292 240 685
Email: pnfaial.aquarioportopim@azores.gov.pt
parquesnaturais.azores.gov.pt
Horários: de 15 de Junho a 15 de Setembro, de terça a domingo, das 10h às 13h, e das 14h às 17h; nos restantes meses do ano, visitas por marcação.
Preços: 3,50€ (inclui Aquário e Casa dos Dabney). Aplicam-se os descontos habituais. 

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.
Manuel Roberto
Manuel Roberto
Manuel Roberto