Bolsas europeias: vêm 11,5 milhões de euros para cientistas em Portugal

Quatro cientistas portugueses no país e um lá fora ganharam bolsas do Conselho Europeu de Investigação. Aos 11,5 milhões de euros que vêm para o país juntam-se outros 3,18 milhões para um português.

Foto
A ciência portuguesa acabou de obter mais de 11 milhões de euros do programa Horizonte Europa Fernando Veludo/NFactos

Quatro cientistas portugueses obtiveram, em conjunto, 11,5 milhões de euros que vêm para Portugal numa nova leva de bolsas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês). Anunciadas esta quinta-feira, as novas bolsas vão para Henrique Veiga Fernandes (3,5 milhões de euros), Mariana Pinho (três milhões de euros), Isabel Gordo (2,5 milhões de euros) e Maria Manuel Mota (2,5 milhões de euros). Um quinto cientista português, Gonçalo Castelo-Branco, que trabalha na Suécia – no Instituto Karolinska –, ganhou igualmente uma destas bolsas (3,18 milhões de euros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários