Dois anos depois, é com surpresa que o helicóptero da NASA em Marte continua a voar

O helicóptero Ingenuity pousou em solo marciano em 2021 e deveria fazer apenas cinco voos. Dois anos depois, já ultrapassou a marca dos 50 e continua a surpreender – apesar dos sustos.

ciencia,sistema-solar,planetas,nasa,industria-aeroespacial,espaco,
Fotogaleria
O helicóptero Ingenuity em Marte JPL-Caltech/NASA
Ilustração do helicóptero <i>Ingenuity</i> a servir de batedor ao robô <i>Perseverance</i>: são parceiros na aventura em Marte
Fotogaleria
Ilustração do helicóptero Ingenuity a servir de batedor ao robô Perseverance: são parceiros na aventura em Marte JPL-Caltech/NASA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Ao longo de uma semana, em Abril deste ano, os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA procuraram desesperadamente certos sinais de vida em Marte. Perdido num terreno ondulado do leito de um rio marciano estava o Ingenuity, o minúsculo e incrivelmente robusto helicóptero que tinha acabado de completar o 49.º voo no “planeta vermelho”. A equipa procurou todos os dias, durante essa semana, um sinal de rádio que pudesse confirmar que a aeronave estava bem.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários