Hepatite aguda infantil: dupla infecção viral de crianças é a hipótese mais plausível

Surto de mais de mil casos em crianças e adolescentes (incluindo 20 em Portugal) continua sem explicação. Novas investigações revelam o principal suspeito dos casos de hepatite aguda infantil.

Foto
Mais de mil crianças e adolescentes tiveram hepatite aguda infantil, com 22 a receber um transplante de fígado Paulo Pimenta

Lembra-se dos casos de hepatite aguda infantil? Em Outubro de 2021, o súbito aparecimento de crianças com hepatite aguda infantil de causa desconhecida alertou as autoridades de saúde. Mais de um ano depois, e com mais de mil casos estimados em crianças e adolescentes (inclusive 22 que necessitaram de transplante de fígado), a origem da doença continua por encontrar. Mas há mais pistas: um novo conjunto de investigações liga esta misteriosa hepatite ao vírus adeno-associado 2 (AAV2, na sigla em inglês), uma hipótese que já estava em cima da mesa e agora ganha mais força.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar