Poluição no ar e stress alteraram o desenvolvimento cerebral de ratinhos

Estudo sugere que a poluição no ar e o stress podem afectar a poda de sinapses no desenvolvimento inicial do cérebro em ratinhos macho.

Fotogaleria
Cientistas procuraram saber quais são os mecanismos biológicos ligados à poluição no ar e no stress que têm influência no desenvolvimento cerebral em ratinhos Carina Block/Universidade Duke
Fotogaleria

Quais podem ser as consequências da poluição no ar e do stress em grávidas? Um novo estudo mostra que em ratinhos fêmea grávidas esse tipo de poluição e o stress podem alterar as ligações de neurónios no cérebro e levar a comportamentos sociais parecidos com autismo. O grande “culpado” parece ser o sistema imunitário. Todos estes resultados divulgados na revista científica Cell Reports foram verificados em ratinhos macho, mas não em fêmeas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.