Produzida em ovos, esta vacina contra a covid-19 ambiciona mudar tudo

Uma organização sem fins lucrativos dos EUA está a coordenar o desenvolvimento de uma vacina contra a covid que combina um método de fabrico tradicional e tecnologia de ponta. Em Julho teremos os primeiros dados.

Foto
Na Tailândia estão neste momento a ser feitos testes de fabrico da vacina e ensaios clínicos da vacina Organização Farmacêutica do Governo da Tailândia

Por ora, tem um nome quase impronunciável, NDV-HXP-S, feito das siglas dos seus componentes. Mas se tudo correr bem, este projecto nascido nos Estados Unidos e que está a ser testado em vários países asiáticos e do continente americano pode vir a ser a vacina contra a covid-19 mais barata do mercado, porque tem característica únicas: por um lado é cultivada em ovos, como as vacinas da gripe o são desde a década de 1950, o que a torna acessível a países de baixos e médios rendimentos. Mas, por outro, foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia molecular.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários