Como o sarampo causa “amnésia imunitária” e nos torna mais vulneráveis a outras doenças

Através de amostras de sangue de crianças que não foram vacinadas contra o sarampo, dois estudos científicos mostram como o vírus danifica o sistema imunitário. Mais uma vez, confirma-se a importância da vacinação.

Foto
O sarampo tem-se tornado num problema devido à acção de grupos antivacinas Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA

O sarampo pode ser ainda mais perigoso do que se pensava. Esta é a conclusão de dois estudos científicos complementares publicados esta sexta-feira nas revistas Science e Science Immunology. Num deles desvendam-se dois mecanismos que o sarampo usa para enfraquecer a resposta do sistema imunitário. No outro percebeu-se que esse vírus elimina entre 11% e 73% de diferentes anticorpos que nos protegem contra outras doenças. Desta forma, confirma-se e mostra-se como o sarampo causa “amnésia imunitária” e nos deixa mais vulneráveis. Esta é mais uma chamada de atenção para a importância da vacinação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar