David Copperfield obrigado a revelar truque em tribunal

Gavin Cox alega que ficou com lesões cerebrais irreversíveis depois de participar num truque em que 13 pessoas do público “desaparecem”.

Foto
David Copperfield será ouvido na próxima terça-feira REUTERS/Stoyan Neno

O mágico norte-americano David Copperfield foi obrigado a revelar um dos seus truques em tribunal, depois de um dos participantes ter afirmado que a ilusão lhe causou lesões cerebrais irreversíveis.

Gavin Cox, o britânico que participou no truque, estava a assistir a um espectáculo de Copperfield em Las Vegas, em 2013. Foi um dos espectadores seleccionados para participarem num truque em que 13 pessoas do público “desaparecem”. O truque, com 61 anos, terá já sido usado “milhares de vezes” sem ter causado nenhum acidente. Porém, Cox, agora com 58 anos, garante ter sofrido lesões cerebrais irreversíveis e uma grave lesão no ombro depois de cair nos escombros de um local de construção durante o truque. A despesa hospitalar do participante terá ascendido aos 400 mil dólares (aproximadamente 342 mil euros).

A equipa de advogados de Copperfield tentou interpor recursos para que o processo não fosse público e evitar assim a revelação dos segredos da ilusão, alegando que isso iria prejudicar financeiramente o artista, mas as petições foram recusadas. Chris Kenner, amigo pessoal de David Copperfield e produtor executivo, acabou por explicar o truque.

Como é feita a “magia”?

Contou o produtor executivo que o grupo de pessoas seleccionadas é levado apressadamente por assistentes através de passagens secretas e a zona de bastidores, saindo do edifício e reaparecendo ao fundo da sala de espectáculos.

Neste caminho, Cox, à data com 53 anos, caiu. Na altura foi transportado para o hospital local, onde recebeu tratamento a um ombro deslocado, causado pela queda durante o percurso. Terá sido mais tarde que os médicos detectaram uma lesão cerebral, alega o britânico.

O advogado de Gavin Cox, Benedict Morelli, afirma que a travessia é perigosa e que os participantes não foram avisados sobre o caminho que iriam percorrer. Morelli acrescentou que era um dever da equipa de Copperfield garantir que os participantes estavam em segurança.

Presente na audição em tribunal estava também a defesa do MGM Grand Hotel, o resort de Las Vegas onde o espectáculo de 2013 decorreu. Segundo o resort, o caminho percorrido pelos participantes era completamente seguro. O processo irá agora continuar e Copperfield será ouvido na próxima terça-feira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários