Álbum de estreia dos Sitiados regressa 25 anos depois em versão aumentada

O disco homónimo que lançou a banda de João Aguardela vai ser relançado em Novembro com mais 25 temas.

Foto
A capa do disco original, lançado em 1992 DR

O primeiro (e homónimo) álbum dos Sitiados, lançado em 1992, volta agora a ser editado, 25 anos depois, com outros tantos temas suplementares, revelou esta quinta-feira a editora Sony Music.

Sitiados sairá a 3 de Novembro numa edição remasterizada com 25 temas que não constavam do disco original, imagens inéditas dos arquivos pessoais dos músicos e textos do jornalista Ricardo Alexandre e do antigo director da revista Blitz, Pedro Gonçalves.

O álbum vendeu na altura cerca de 40 mil cópias e foi um dos maiores sucessos do grupo criado por João Aguardela. Do alinhamento original faziam parte músicas como Vida de marinheiro, Pérola negra e A cabana do Pai Tomás.

A nova edição inclui agora os temas das primeiras maquetas, que permitem perceber a evolução musical do grupo e a transição do pop-rock para composições marcadas pela música popular portuguesa.

Nesta reedição comemorativa estão, por exemplo, Revolta, Submissão e A noite, músicas gravadas ainda nos anos 1980 e que fizeram com que os Sitiados tivessem sido seleccionados para o Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous de 1988.

Ainda antes do lançamento do primeiro álbum, o grupo já percorria o país a dar concertos. Num dos textos que acompanha a reedição, Pedro Gonçalves recorda: "Havia já vários anos que os Sitiados arregimentavam para os seus concertos um séquito militante, público jovem ou não, que do cruzamento entre rock, o fado e o folclore faziam celebração e selvajaria da boa."

Para Ricardo Alexandre – também autor da biografia de João Aguardela, que morreu em 2009 –, a nova edição servirá para "dar a conhecer a um público mais vasto as preciosidades do início da carreira dos Sitiados", num tempo que "não era de telemóveis, nem de Internet, nem de música gratuita". "Também ainda não era o tempo da festa que os Sitiados iriam trazer ao Portugal acomodado e cabisbaixo, pois ainda não era o tempo de bater forte no ‘cavaquismo' reinante", escreveu o jornalista.

Depois desse álbum de estreia homónimo, os Sitiados duraram até ao final dos anos 1990, com a entrada e saída de vários músicos e a edição de mais quatro registos, o último dos quais, Mata-me Depois, em 1999, e a participação em colectâneas dedicadas aos Xutos & Pontapés, José Afonso e António Variações.

Sugerir correcção
Comentar