Todos amam o Grande Irmão, ele está no meio de nós

Todos sabem do que falamos quando falamos do Big Brother, mesmo quem nunca leu 1984. Polimórfico, foi-se inscrevendo na cultura pop. Apropriado, citado, recontextualizado: de David Bowie à Apple, de Blade Runner a Matrix, de Ray Bradbury aos Radiohead. Todos amam o Grande Irmão.

Foto
Michael Ochs Archives/Getty Images

Nos meses finais de 1949, depois de ter lido 1984, Aldous Huxley escreveu a George Orwell. Tinha bons motivos para o fazer. 17 anos antes, Huxley publicara Admirável Mundo Novo, tal como 1984 o romance de uma distopia assente num poder totalitário, aparentemente inamovível, que subjugava a humanidade aos seus desígnios, vedando aos cidadãos qualquer possibilidade de viverem em liberdade e de terem sequer consciência de que essa liberdade existe. Os livros diferiam, porém, na forma como o poder era exercido. Para Orwell, o poder total implicava uma opressão constante, sem ponto de fuga, indutora de submissão total. Para Huxley, o poder total exercia-se de forma mais insidiosa, levando os cidadãos, controlados narcoticamente e aliciados pela promoção estatal de hedonismo, a encontrarem prazer na sua própria submissão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários