Catarina Romão Gonçalves nomeada subdiretora-geral do Património Cultural

Nova subdirectora-geral da DGPC iniciará funções a 1 de Setembro no organismo público dirigido pelo arquitecto João Carlos dos Santos.

Foto
Catarina Romão Gonçalves dr

A secretária-geral adjunta da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), Catarina Romão Gonçalves, é a nova subdirectora-geral da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), segundo um despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, e assumirá funções a 1 de Setembro no organismo público dirigido pelo arquitecto João Carlos dos Santos.

O despacho, assinado pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, data de 29 de Julho e nomeia Catarina Maria Romão Gonçalves, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos. Esta escolha resulta de um procedimento concursal levado a cabo pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP), dando cumprimento ao estabelecido legalmente, no que se refere ao provimento dos cargos de direcção superior.

Catarina Romão Gonçalves é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestranda em Teatro e Educação, sendo ainda pós-graduada em Gestão de Programação Artística, com experiência em vários cursos nas áreas de gestão e administração pública. É também formadora certificada, actriz, autora, encenadora e letrista.

Entre Março de 2013 e Agosto de 2022, ocupou o cargo de secretária-geral Adjunta da Presidência do Conselho de Ministros, tendo também assumido funções de secretária-geral em regime de suplência, entre 2016 e 2017.

Catarina Gonçalves é ainda conselheira para Igualdade, representante da PCM na Estrutura de Missão para as comemorações dos 500 anos da Circum-Navegação e representante da PCM na Comissão para a Memória do Holocausto, funções nas quais assumiu a coordenação e direcção de produção da Exposição Aristides Sousa Mendes - Razões de Humanidade.

Entre 2009 e 2013, foi directora adjunta do Teatro da Trindade - Fundação Inatel, em Lisboa, no âmbito do qual criou e dirigiu o Projecto do Grupo de Teatro Intergeracional do Teatro da Trindade. Anteriormente (2005 a 2009) foi directora executiva e de programação do Teatro Municipal de Montijo - Cinema Teatro Joaquim de Almeida.

Sugerir correcção
Comentar