Organizada em 1918, por iniciativa de Lívia Fachada, a Comissão Protectora dos Prisioneiros de Guerra Portugueses destinava-se a garantir condições de subsistência aos militares que se encontravam nos campos de prisioneiros alemães. Para além de uma pressão constante junto das autoridades políticas portuguesas, a comissão desenvolveu ainda diversas iniciativas junto da sociedade civil para angariar roupa, alimentos, livros e dinheiro para enviar aos familiares detidos.
FICHA TÉCNICA A série de suplementos sobre a Primeira Guerra Mundial é financiado no âmbito do projecto PÚBLICO+ e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi realizado com o apoio científico do historiador Miguel Bandeira Jerónimo. As fotografias de primeira página são publicadas graças a uma parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa e o Centro Português de Fotografia e uma colaboração com o Arquivo Histórico Militar e a Liga dos Combatentes. Outras imagens históricas gentilmente cedidas pela colecção Portugal e a Grande Guerra, actualmente à venda com o PÚBLICO.
FICHA TÉCNICA DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS (Citações, "Há 100 anos", "Lugares", "Objectos", "Memórias de Família") é uma parceria entre o PÚBLICO e o Instituto de História Contemporânea - www.portugal1914.org (Maria Fernanda Rollo, Ana Carina Azevedo, Ana Dâmaso, Ana Paula Pires, Ângela Salgueiro, Carlos Silveira, Eunice Relvas, Fátima Mariano, João Moreira Tavares, José Luís Assis, Margarida Magalhães Ramalho, Margarida Portela, Maria Inês Queiroz).
Comentários