“Teu desde o primeiro momento em que te vi e para sempre!”. John Travolta e outros artistas reagem à morte de Olivia Newton-John

Cantora e actriz australiana morreu na segunda-feira depois de uma batalha de décadas contra o cancro. Tinha 73 anos.

Foto
Olivia Newton John com John Travolta em Beverly Hills, em 2018, na sessão comemorativa do 40.º aniversário de Grease Reuters/Mario Anzuoni

A actriz australiana Olivia Newton John, a Sandy do musical Grease – Brilhantina (1978), morreu na segunda-feira aos 73 anos, depois de muito ter lutado contra um cancro da mama que começou por lhe ser diagnosticado ainda nos anos 1990.

Foi o seu actual marido, o empresário John Easterling, com quem era casada há 14 anos, quem deu a notícia através das redes sociais, fazendo saber que a também cantora – levou Physical ao festival da Eurovisão – morreu “rodeada de família e amigos” no rancho de ambos, no sul da Califórnia.

John Travolta, o Danny Zuko de Grease, foi dos primeiros a reagir ao desaparecimento da actriz com quem partilhou o grande ecrã neste musical que se transformou, desde logo, numa referência do género. “Minha querida Olivia, tornaste a vida de todos nós muito melhor”, escreveu Travolta na sua conta no Instagram, num post em que a actriz australiana aparece ainda muito jovem, de camisa de ganga, e sem o icónico cabelo encaracolado de Grease. “O teu impacto foi incrível. Amo-te tanto. Vemo-nos no fim da estrada e voltaremos a estar outra vez juntos. Teu desde o primeiro momento em que te vi e para sempre! O teu Danny, o teu John!”.

George Takei, um dos homens sentados na “ponte” de comando da nave de Star Trek, optou pelo Twiter para lhe prestar homenagem e para desejar que Newton John “descanse em música e alegria”.

Não faltaram figuras do meio artístico a assumir que a actriz australiana fora a sua primeira paixão do cinema, como o realizador James Gunn e o actor Daniel Dae Kim, que reconhecemos de séries como Lost e Hawai: Força Especial. O humorista português Nuno Markl também se despediu de Olivia Newton John recordando tê-la vista em 1978 em Grease, o primeiro filme a que assistiu numa sala de cinema, a do Tivoli, em que os actores eram pessoas e não figuras animadas dos clássicos da Disney.

“Mas [Olivia Newton John] é também Xanadu - um dos meus flops bizarros favoritos da História, onde tem a ajuda dos incríveis Electric Light Orchestra -, é também Physical, canção omnipresente na minha infância; é também A little more love, uma das minhas fusões favoritas de pop e pathos do início dos anos 80”, continua Markl, lembrando a sua luta corajosa contra a doença e terminando com uma frase deliciosa que provavelmente lhe traz outras memórias do Tivoli: “Era uma Cinderela e era rock’n’roll.”

Cantora e actriz como Newton John, a norte-americana Dionne Warwick despediu-se assim da amiga: “Outra voz angelical foi adicionada ao coro celestial. Não só Olivia era uma amiga querida, mas uma das melhores pessoas com quem tive o prazer de gravar e de actuar em palco. Certamente sentirei falta dela. Ela descansa agora nos braços do pai que está no céu.”

A actriz Stockard Channing - que interpretou Rizzo em Grease – definiu Newton John como “a essência do Verão”: “O seu sol, o seu calor e a sua graça são o que sempre me vem à mente quando penso nela. Vou sentir muito a sua falta.”

O cantor Rod Stewart, que garante haver nela “uma certa sofisticação australiana”, chamou-lhe “a dama perfeita”, reconhecendo que as suas calças de spandex no final de Grease foram a inspiração para a sua fase Da ya think I'm sexy.

Sugerir correcção
Comentar