Dez filmes para não esquecer Veneza

A América de Donald Trump foi um espectáculo decisivo da competição do Festival de Cinema de Veneza. Os grandes filmes, o de Kechiche, o de Schrader, estiveram ao lado. Sobre os prémios, o júri de Annette Bening decide este sábado à noite.

Fotogaleria
Mektoub, My Love (Abdellatif Kechiche, concurso) dr
Fotogaleria
First Reformed de Paul Schrader dr
Fotogaleria
Jim & Andy: The Great Beyond. The Story of Jim Carrey & Andy Kaufman with a very special, contractually obligated mention of Tony Clifton dr
Fotogaleria
Angels Wear White dr
Fotogaleria
The Taste of Rice Flower dr
Fotogaleria
Nico, 1988 dr
Fotogaleria
Jusqu'a la Garde dr
Fotogaleria
Our souls at Night dr
Fotogaleria
Piazza Vittorio dr
Fotogaleria
Ammore e Malavita dr

Mektoub, My Love

Abdellatif Kechiche
(concurso)

Polémica pronta a consumir, eis o que se espera para a temporada. É um “macho”, um realizador que “objectifica” as mulheres? O “escândalo” é Kechiche não ter medo de si próprio – isso também fez de Mektoub, My Love o melhor filme da competição. Eis o que nos espera: êxtase, saciedade e saturação, sequências de caça à luz e à carne. Verão de 1994, Amin, fotógrafo, vem da cinzenta Paris até ao Mediterrâneo à procura das cores. Sexo e comida, discoteca e ventura bucólica, convivência de classes, raparigas e rapazes: o último sinal do século XX, segundo o realizador.

 

First Reformed

Paul Schrader
(concurso)

Ethan Hawke, reverendo silencioso, grácil e assustador, veste colete de explosivos. O filme ameaça com o thriller – e toda a gente se lembrou do Taxi Driver, que Schrader escreveu para Scorsese. Mas tudo se passa na intimidade da fé, das palavras, dos diálogos, das dúvidas. A fé é experiência física também. E a harmonia dos corpos e gestos no espaço, a compostura, é das coisas mais vigorosas de First Reformed. Podia ser um thriller, é uma liturgia.

 

Jim & Andy: The Great Beyond. The Story of Jim Carrey & Andy Kaufman with a very special, contractually obligated mention of Tony Clifton

Chris Smith
(fora de concurso)

Quando Jim Carrey desapareceu, na rodagem de Homem na Lua, de Milos Forman, e foi ocupado pelo comediante Andy Kaufman (1949-1984). O cinema é um espaço de euforia psicótica, convida aos desdobramentos. Este é o making of disso, com imagens que tem vinte anos e que ninguém sabia o que fazer com elas. É, sobretudo, um intenso retrato de actor – que diz ter chegado à beatitude do nada, depois de ter descarnado todas as camadas da sua identidade.

 

Angels Wear White

Vivian Qu
(concurso)

Vivian Qu sente-se responsável por um ponto de vista sobre a China contemporânea, território devassado. Coloca-se do lado de Mia, uma adolescente que tem de fazer pela vida numa cidade de praia que se construiu na diluição de fronteiras entre moralidade e imoralidade (como num western em que todos abdicaram de uma parte da sua humanidade). Um filme delicado sobre a humilhação e a brutalidade.

 

The Taste of Rice Flower

Pengfei
(Giornate degli Autori)

Com elegante ironia, o argumentista de Stray Dogs, de Tsai Ming-liang, faz o burlesco aparecer no horizonte e organiza miniaturas e a seguir desequilibra-as. É o bailado do progresso, a sua desordem, num mundo rural e místico. Pengfei não escolhe campos. E isso é que alimenta um sentimento de irremediável. O filme adia sempre a redenção, nunca (se) resolvendo.

 

Nico, 1988

Susanna Nicchiarelli
(Horizontes)

Um fragmento da vida de Christa Päffgen, dita Nico (1938-1988), os últimos concertos, quando andou em tour pela Europa de Leste, com a sua anti-nostalgia perante o “mito” Velvet Underground, o desconforto perante as etiquetas de “musa” ou de femme fatale. E quando tentava recuperar a relação com o filho Ari. Que biopic ainda pode ser um biopic? Uma coisa assim: tal como Nico, que faça resistência aos clichés.

 

Jusqu'a la Garde

Xavier Legrand
(concurso)

Um filme sobre a violência doméstica que dá um salto sobre o “tema”, afasta o filme social, e aterra no thriller. Um filme sobre o medo, o medo das vítimas mas também o medo do agressor (Denis Ménochet interpreta um pai violento, que luta para manter a guarda dos filhos, e que é susceptível de desencadear ternura no espectador). Se a família é um espaço de violência, os planos e as personagens de Jusqu'a la Garde só podem comunicar entre si com a secura dos estilhaços.

 

Our souls at Night

Ritesh Batra
(fora de concurso)

O reencontro entre Jane Fonda e Robert Redford, quarto filme em 50 anos. Uma história de amor entre “maduros”? Sim. Mas Our Souls at Night, em vez de entrar a fundo nas convenções, recua passos e fica a olhar para Jane e Robert, para a forma como andam, os gestos, atento à mecânica e à fragilidade dos corpos. Em surdina, um documento com as últimas imagens juntas daquelas que foram presenças decisivas do cinema e da vida cultural, social e política da América.

 

Piazza Vittorio 

Abel Ferrara
(fora de concurso)

Abel Ferrara é um imigrante: vive em Roma. Utiliza isso como elo para chegar aos imigrantes que tomaram conta de uma das mais icónicas praças da cidade – onde também vivem o actor americano Willem Dafoe e o cineasta italiano Matteo Garrone, que são participantes activos, com os africanos e os asiáticos nos mercados, nas lojas, nas ruas, de uma nova cidade. Ferrara não é jornalista, como diz. É cineasta. O seu olhar está encantado com as possibilidades de caos. Na falta do rigor da análise e da profundidade histórica, sobra o calor da empatia – que já é uma parte da verdade.

 

Ammore e Malavita

Antonio e Marco Manetti
(concurso)

O orgulho e a ironia por Nápoles, pelos seus clichés, a sua violência e misérias, pelo seu sangue, pela sua densidade. Rock, r&b e rap, canções de género azeiteiro: uma representação teatral popular, misto de canto e fala que exibe as emoções do amor, da honra, da traição, a que os irmãos Manetti dão forma de filme musical. Não é La La Land, é melhor do que La La Land. Até os mortos cantam. Depois de Caro Diario, de Moretti, assim se confirma que Flashdance tem importância fundadora para o cinema italiano....

Sugerir correcção
Comentar