Doce espontaneidade

Estou à espera que a Price Waterhouse Cooper peça desculpa pelo pedido de desculpa que apresentou por causa do fiasco do óscar para melhor filme. Mesmo competindo com os piores discursos de aceitação de sempre a seguinte frase é, sim, indesculpavelmente analfabeta: "The presenters had mistakenly been given the wrong category envelope and when discovered, was immediately corrected." A sintaxe é analfabeta. Até a pontuação é analfabeta.

Atendendo às horas que tiveram para redigir o pedido de desculpa é incrível que a empresa não tenha arranjado alguém que sabe escrever. Se não sabem atinar com o sujeito de uma oração como é que se pode esperar que não troquem os envelopes?

A PwC pode ser uma empresa enorme e cheia de dinheiro, mas mesmo que fosse uma pequena instituição caritativa não se aceitaria um pedido de desculpa que nem sequer se dá ao trabalho de ser gramatical.

Felizmente a malta de Hollywood pode não saber fazer filmes bons mas sabe comportar-se. A elegância do produtor Jordan Horowitz que, de coração partido e óscar na mão, anunciou que Moonlight tinha sido eleito o melhor filme deu o exemplo de savoir faire. Sem guião ou antecedentes para se apoiarem todos os profissionais em palco portaram-se com dignidade e consideração.

Que eu tivesse visto foi de longe o momento mais bonito das cerimónias de entrega de óscares. O maior elogio que alguém pode fazer já foi feito - por todos aqueles que desconfiaram que aquelas cenas tinham sido escritas e ensaiadas.

Nem mais.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários