Morreu o líder de big band James Last, um compositor de “música feliz”

Campeão de vendas e do easy listening, morreu aos 86 anos nos EUA depois de uma carreira em que tocou Elvis, Tarantino, ABBA, Bach ou Vivaldi.

Foto
Last morreu com 86 anos na Florida INGO WAGNER/DPA/AFP

James Last, que liderou a big band alemã de maior sucesso no pós-II Guerra e que se celebrizou pela composição de música ligeira a que chamava “música feliz”, morreu aos 86 anos nos EUA. Prolífico compositor – chegava a trabalhar em dois álbuns por mês – gravou mais de 200 discos e vendeu mais de 80 milhões de álbuns ao longo da sua carreira. Foi interpretado por Elvis, integrou Kill Bill e trabalhou sempre entre a pop e o formato da big band.

Last, nascido em Bremen, na Alemanha, morreu na sua casa no estado norte-americano da Florida aos 86 anos na sequência de uma doença não divulgada e que se agravara desde Setembro. Faleceu na terça-feira, “pacificamente e na presença da sua família”, disse o seu manager à BBC.  

O compositor ficará associado ao chamado “Happy Party Sound", como descreve o diário alemão Die Welt, ou à “happy music”. A sua canção de maior sucesso, assinada com Jackie Rae é mais uma vez um tema “feliz” – Happy Heart (1969) foi gravada tanto pela emblemática britânica Petula Clark quanto pelo crooner norte-americano Andy Williams.

Ao longo da sua carreira, trabalhou com outros autores e intérpretes da chamada música ligeira, de Cliff Richard a Richard Clayderman, passando pela bossa da brasileira Astrud Gilberto ou os suecos ABBA – os álbuns temáticos eram um dos seus registos preferidos. Uma das suas canções, Einsamer Hirte (O Pastor Solitário) integra a banda-sonora do primeiro tomo do díptico de Quentin Tarantino Kill Bill (2003). Como compositor, um dos seus êxitos mais sonantes é Fool, interpretado por Elvis Presley e integrado no seu álbum de 1973 intitulado Elvis – mas que é também conhecido como The Fool exactamente pelo single escrito por Last e Carl Sigman.



James Last gravou mais de 75 álbuns instrumentais que se tornaram êxitos na Alemanha e no Reino Unido, atingindo números que o colocaram nas listas dos mais vendidos ao lado de nomes como Elvis Presley ou os Beatles. A sua carreira musical começou no ensino, estudando na Escola de Música Militar de Bückeburg durante a II Guerra e lançando-se profissionalmente já na década de 1960. Nascia então, em 1964, a banda James Last and His Orchestra, uma big band que, como detalha a BBC, era composta por uma secção adicional de cordas e também por um coro. A secção rítmica, por seu turno, era organizada como se de um grupo rock se tratasse.

A acessibilidade das composições de Last tornaram a orquestra um êxito – era uma música feel good, descreve o Die Welt, em que a pop mais casual se enquadrava no formato das big band. A sua paixão era essa mesma: adaptar os êxitos da pop aos arranjos das big band, como detalha a BBC. Mas entre os seus álbuns temáticos também se contam aqueles dedicados a Bach, Vivaldi ou Andrew Lloyd Webber, a par dos focados no som da Motown ou do metal dos Hawkwind, por exemplo. “As pessoas conhecem o que James Last está a tocar. É esse o estilo”, disse em 1973 ao jornal musical NME, citado agora pelo Guardian, sobre o segredo do sucesso da big band que viria a ser conhecida apenas pelo seu nome – o reconhecimento. 

O músico, cuja saúde se deteriorara em 2014 na sequência de uma cirurgia de urgência após uma complicação inflamatória intestinal, voltaria ainda assim a actuar aos 85 anos, apresentando-se no Royal Albert Hall em Março para os seus 89.º e 90.º concertos na importante sala de concertos britânica. Na altura, relata a BBC, mostrava-se relutante em considerar esses concertos uma despedida. “O principal é que os meus fãs tenham os melhores concertos das suas vidas”, disse em Fevereiro à estação pública britânica. “Vamos fazer deste o nosso concerto ‘mais feliz’.”

Nessa digressão intitulada Non Stop Music actuou mais de 20 vezes, tendo comemorado o seu último aniversário em palco na cidade de Leipzig.

Sugerir correcção
Comentar