Um documentário para perguntar de onde vem o nosso ódio

Saído da mente de Steven Spielberg para os pequenos ecrãs de todo o mundo, Why We Hate é um documentário de seis episódios sobre a origem e vivências em torno do ódio — sempre com uma mensagem de esperança de que é possível combatê-lo, mesmo que nunca o erradicando.

Foto
Entre Israel e Palestina, “a diferença é tão grande de um ponto de vista religioso e ideológico que não conseguem encontrar um meio-termo”, diz realizador Sam Pollard. Na imagem, manifestantes em Gaza Amblin Television/Jigsaw Productions

O caminho entre o bullying, o fanatismo clubístico e religioso ou o genocídio pode parecer longo, mas tem em comum um sentimento transversal a todos os humanos, que os fragmenta e corrói — o ódio. A ideia de se fazer um documentário que explora as razões pelas quais odiamos e somos capazes de aniquilar um ser igual a nós é algo que começou a germinar na mente do cineasta Steven Spielberg depois de realizar o aclamado filme A Lista de Schindler, que retrata as atrocidades cometidas em tempos da guerra nazi. Anos depois, o documentário Why We Hate ganhou forma pelas mãos dos realizadores Geeta Gandbhir e Sam Pollard e o seu primeiro episódio é exibido este domingo, às 22h, no canal Discovery.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários