Realizador David Pinheiro Vicente escolhido para residência da Cinéfondation de Cannes

Autor da curta-metragem O Cordeiro de Deus vai participar em 2021 numa residência no festival francês para desenvolver o seu primeiro projecto de longa-metragem, A Casa do Vento.

Foto
David Pinheiro Vicente Rui Caria

O realizador português David Pinheiro Vicente, que este ano teve a curta-metragem O Cordeiro de Deus seleccionada para competição, em Cannes, foi escolhido esta sexta-feira para uma residência artística da Cinéfondation do festival francês.

De acordo com a página oficial da fundação no Facebook, David Pinheiro Vicente, de 24 anos, é um dos seis participantes da residência a decorrer de Março a Julho do próximo ano, durante a qual vai desenvolver o seu primeiro projecto de longa-metragem, A Casa do Vento, disse o realizador à Lusa. “Esta é apenas a segunda vez que um realizador português é seleccionado. Trata-se de um feito do qual me orgulho muito, em especial por estar a dar os primeiros passos”, escreveu Pinheiro Vicente na sua mensagem.

Em 2016, Nuno Baltasar, realizador da curta-metragem Doce Lar, foi o primeiro português seleccionado para esta residência.

A Cinefondation tem por objectivo apoiar jovens cineastas em início de carreira, nomeadamente através de residências artísticas bianuais, em curso desde 2000, destinadas ao desenvolvimento de primeiros projectos.

David Pinheiro Vicente nasceu nos Açores, estudou Cinema e Estética na Escola Superior de Teatro e Cinema, foi director de arte de várias curtas-metragens e séries de televisão, e assistente da cineasta Salomé Lamas, realizadora de documentários como El Dorado e Terra de Ninguém.

O Cordeiro de Deus, uma co-produção luso-francesa seleccionada este ano para as competições do IndieLisboa e do Festival de Cannes, é a segunda curta-metragem do realizador, depois de Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude), filme de escola que teve estreia mundial em 2018, no festival de cinema de Berlim, na competição Berlinale Shorts. Esta “curta” foi entretanto exibida em mais de 40 festivais, recebeu menções honrosas em San Sebastian e Telavive, assim como o prémio de melhor “curta” no Festival de Vila do Conde, em 2018. O canal Arte-ZDF incluiu-a na sua programação.

O Cordeiro de Deus foi adquirido para exibição em televisão e online pelo canal Arte France. Este ano, David Pinheiro Vicente foi também incluído na lista dos dez “Próximos Jovens Realizadores” da Academia Europeia de Cinema, e entre os “Dez Novos Realizadores a Seguir” pela European Film Promotion.

Além de David Pinheiro Vicente, a próxima sessão da Cinefondation Residence abrange Lucía Aleñar Iglesias, de Espanha; Behzad Azadi, do Irão; Marta Hernaiz Pidal, do México; Inbar Horesch, de Israel; e Sameh Morsy, do Egipto.

Sugerir correcção
Comentar