Últimos poemas de Leonard Cohen serão lançados em 2018

O músico canadiano, que morreu em Novembro do ano passado, passou os seus derradeiros meses de vida a completar The Flame, um livro com poemas, prosas, letras de músicas e ilustrações.

Foto
Reuters/ELOY ALONSO

Os últimos poemas de Leonard Cohen, aos quais o cantor deu os derradeiros retoques alguns dias antes de sua morte, vão ser publicados no próximo ano, anunciou Robert Kory, que foi o seu último agente. O livro terá como título The Flame (A Chama) e incluirá, a par de muitos poemas inéditos, textos em prosa, uma selecção dos seus cadernos pessoais, desenhos da sua autoria, e ainda as letras das canções dos seus três álbuns mais recentes.

O cantor canadiano, que morreu no dia 7 de Novembro do ano passado, aos 82 anos, completou o livro alguns dias antes da sua morte. "Durante os últimos meses de vida, Leonard focou-se no objectivo de completar esta obra", disse Robert Kory, garantindo que The Flame "revela toda a intensidade do seu fogo interior".

Quando lançou o seu álbum de estreia em 1967, Songs of Leonard Cohen, o músico canadiano tinha já publicado vários livros de poemas - Let Us Compare Mythologhies (1956), The Spice-Box of Earth (1961) e Flowers for Hitler (1964) - e dois romances: O Jogo Preferido (The Favorite Game, 1963) e Belos Vencidos (Beautiful Losers, 1966). E em 1968 era já um poeta com obra suficiente para justificar a edição de um volume de poemas escolhidos: Selected Poems 1956-1968.

No próximo dia 6 de Novembro, Cohen será alvo de um concerto de homenagem na sua cidade natal, Montreal, no qual actuarão músicos como Elvis Costello ou Sting, e que contará com a presença do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

 

Sugerir correcção
Comentar