A não perder: Final de ciclismo de estrada

Foto
Chris Froome é um dos principais candidatos à vitória Greg Baker/AFP

Presente desde a primeira edição dos Jogos da era moderna, em Atenas 1896, o ciclismo de estrada masculino é um dos cinco desportos que nunca falharam uma edição olímpica. O torneio do Rio não será excepção. A prova, que parte neste sábado para a estrada no Forte de Copacabana, terá uma extensão de 256,4km e já foi rotulada como a mais dura de todos os tempos. Entre os participantes, estarão os portugueses Rui Costa, Nélson Oliveira, José Mendes (actual campeão nacional) e André Cardoso.

Em prova estarão igualmente o espanhol Alejandro Valverde, o italiano Vincenzo Nibali, o britânico Chris Froome (que conquistou no último mês o seu terceiro triunfo no Tour de França), o australiano Richie Porte, o belga Greg Van Avermaet e o francês Julian Alaphilippe, que se perfilam como os grandes candidatos às medalhas. No domingo, será a vez da competição feminina.

Rui Costa prefere não pensar em medalhas

Também este sábado, serão disputadas as qualificações e as finais feminina e masculina de tiro desportivo, no Centro Olímpico de Tiro, onde estará em acção o português João Costa. Já os amantes do judo poderão assistir, a partir da Arena Carioca, às finais masculinas até 60kg e feminina até 48kg. Em destaque estará igualmente a final feminina de 48kg de levantamento de peso, no Pavilhão 2 do Riocentro.

Quase a encerrar o primeiro dia oficial dos Jogos, serão disputadas as semifinais e finais feminina e masculina dos 400m Estilos, no Estádio Aquático Olímpico, onde ambicionam estar os portugueses Alexis Santos e Victoria Kaminskaya. Os objectivos de ambos os nadadores nacionais passam por melhorar os seus registos pessoais e alcançarem um lugar entre os 16 primeiros classificados destes Jogos, que lhes abriria as portas das meias-finais.

Na Arena Carioca 1, arranca o torneio de basquetebol masculino, com os embates China-EUA, Austrália-França e Venezuela-Sérvia.

Sugerir correcção
Comentar