A não perder: Marcos Freitas e Tiago Apolónia iniciam o seu percurso olímpico

A jornada deste domingo estará recheada de competição portuguesa nos Jogos Olímpicos.

Foto
Marcos Freitas Foto: Saeed Khan/Reuters

No tradicional “Pingue-Pongue”, Marcos Freitas e Tiago Apolónia estreiam-se no torneio masculino de singulares (já na segunda-feira), enquanto a luso-chinesa Fu Yu faz o mesmo (13h portuguesas), mas no sector feminino. Marcos Freitas é apontado como candidato a uma medalha no Ténis de Mesa, fazendo valer o estatuto de oitavo “cabeça-de-série” para o torneio olímpico, fruto do 11.º lugar no ranking mundial. Tiago Apolónia é o 14.º pré-designado e, para os mesa-tenistas portugueses, uma coisa é certa: sendo “cabeças-de-série”, começam a competição nos 16 avos de final e igualarão, no mínimo, a melhor classificação de sempre dos portugueses, obtida por Marcos Freitas, em Londres 2012. Para trás ficou a luso-chinesa Shao Jieni que não ultrapassou a segunda ronda, na madrugada deste domingo (0h30).

Na agenda portuguesa, será um dia bastante recheado. O futebol olímpico regressa neste domingo e, depois da convincente vitória frente à Argentina, a equipa de Rui Jorge defronta as Honduras, no Estádio Olímpico, às 19h portuguesas.

Neste domingo, jogará também João Sousa. O melhor tenista português de todos os tempos (36.º do ranking ATP) joga no torneio masculino de Ténis, frente ao holandês Robin Haase (n.º 62 da hierarquia mundial), por volta das 15h portuguesas. Depois da vitória de Gastão Elias, o tenista de Guimarães procura ser o segundo português de sempre a qualificar-se para a segunda ronda do torneio olímpico. Se passar, joga com Novak Djokovic ou Juan Martin del Potro na segunda ronda.

Nos tapetes de judo, também haverá acção em português. Joana Ramos (-52kg) e Sergiu Oleinic (-66kg) disputam as eliminatórias, às 14h. Mais tarde, às 16h30, José Carvalho participa nas eliminatórias da categoria C1 do slalom de canoagem.

Filipa Martins inicia o seu percurso na ginástica artística, mas já na madrugada de segunda-feira (0h30).

Ainda na madrugada de segunda-feira, e depois de disputadas as eliminatórias na noite deste domingo, haverá uma mão quase cheia de finais de natação: 4x100 metros livres masculinos, 400 livres femininos, 100 bruços masculinos e 100 mariposa femininos. Michael Phelps, Katie Ledecky, Emily Seebohm, Ruta Meilutyte, Sun Yang, Chad le Clos, Ryosuke Irie ou Mitch Larkin são algumas das estrelas da natação com competição marcada na agenda de domingo.

No basquetebol masculino, entra em acção a equipa da “casa”, com Leandrinho Barbosa, Marcelo Huertas ou Nenê Hilário, bem como a actual vice-campeã olímpica, a Espanha, com o poste Pau Gasol como principal figura.

Sugerir correcção
Comentar