Alexis Santos nas meias-finais dos 200m estilos com recorde pessoal

O nadador português vai lutar por uma presença na final.

Foto
O nadador português mantém-se em prova nos 200m estilos DOMINIC EBENBICHLER/Reuters

Alexis Santos qualificou-se nesta quarta-feira para as meias-finais da prova de 200m estilos de natação, ao ser 12.º nas eliminatórias, com 1m59,67s, um novo recorde pessoal - superando os 1m59,76s que lhe deram a medalha de bronze no Europeu de 2016.

O atleta do Sporting foi quarto classificado da segunda série, conquistada pelo recordista mundial, o norte-americano Ryan Lochte, retirando nove centésimos de segundo à marca que lhe tinha valido o bronze nos Europeus de 2016.

Por seu lado, Diogo Carvalho foi oitavo e último da quarta série, ganha pelo norte-americano Michael Phelps, com 2m00,17s, e falhou as meias-finais, ao ficar-se pelo 19.º melhor registo.

No final da prova, Alexis Santos disse que espera bater o recorde nacional dos 200 metros estilos durante as meias-finais dos Jogos Olímpicos - o melhor registo nacional na distância pertence a Diogo Carvalho, com 1m59,39s, obtido a 31 de Julho de 2013, em Barcelona.

“É um balanço positivo. O objectivo era mesmo esse, vir aqui bater os meus recordes pessoais. Eu bati o recorde nacional nos 400 (estilos) e queria aproximar-me ou bater o recorde nacional dos 200. Ainda não foi possível, mas se tiver oportunidade de nadar logo à tarde posso fazer melhor. Vamos ver”, afirmou Alexis Santos.

Quando chegou à zona mista, o nadador luso, que foi 14.º nos 400 metros estilos, ainda não sabia que se tinha passado às meias-finais, mas, mesmo assim, fez um balanço positivo da sua estreia em Jogos Olímpicos.

“Numa estreia nos Jogos Olímpicos, conseguir um recorde nacional e dois pessoais até agora era aquilo com que sonhava. Vamos esperar que consiga nadar à tarde para voltar a melhorar”, assumiu.

O atleta do Sporting é o primeiro português a chegar a uma meia-final de natação dos Jogos Olímpicos, desde Seul 1988, quando Alexandre Yokochi chegou a essa fase nos 200 metros bruços.

As meias-finais dos 200 metros estilos estão marcadas para as 23h29 locais (03h29 em Lisboa) e às 23h38 (03h38).

 

Sugerir correcção
Comentar