Caruana vence Clássico de Londres de xadrez

Magnus Carlsen triunfou no Grand Chess Tour

Foto
Carlsen triunfou no Grand Chess Tour Reuters/NTB SCANPIX

O norte-americano Fabiano Caruana venceu o clássico de Londres, superando o russo Ian Nepomniachtchi, no desempate das partidas rápidas, depois de ambos terem terminado com seis pontos dos nove possíveis.

Nepomniachtchi, que seguia destacado com meio ponto de vantagem sobre Caruana, não arriscou na última jornada, contentando-se com um empate rápido com o francês Maxime Vachier Lagrave e ficando a aguardar pelo desfecho da partida do norte-americano frente ao Inglês Michael Adams. Esta manteve-se equilibrada até à fase final, quando, para desespero do russo, Adams recusou o empate por repetição de posição, foi à procura da vitória, meteu os "pés-pelas-mãos" e acabou por perder.

Meia hora depois do final da última partida clássica, começava o tie-break, mas nas duas partidas semirrápidas de 10 minutos nada ficou decidido, terminando ambas em empate. Seguiam-se as partidas relâmpago, de cinco minutos, e com tão pouco tempo de reflexão as imprecisões são inevitáveis. Ian cometeu um erro crasso, perdeu uma peça, mas, com tenaz resistência, tantos problemas colocou a Caruana que este acabou por desperdiçar a vantagem.

Na seguinte podia-se esperar que Caruana acusasse a frustração, mas voltou a jogar a um nível superior e, desta vez, não deixou fugir o russo.

Quanto ao campeão mundial, Magnus Carlsen, o seu desempenho foi muito irregular, mesmo assim terminando na terceira posição, fruto da sua vitória da última ronda perante o arménio Levon Aronian. O norueguês, que durante grande parte da prova sofreu de uma fortíssima constipação, esteve muito longe do que lhe é habitual, tendo escapado na sexta e sétima rondas a duas derrotas quase certas, uma delas transformaria mesmo em vitória, frente ao inglês Michael Adams, para cair perante Ian numa partida em que desperdiçou uma vantagem promissora para, em apenas dois lances, dar um peão e uma peça.

Líder do Grand Chess Tour, apenas Lagrave o podia destronar nesta quinta e última etapa, e terminando o francês em igualdade pontual com Carlsen, na quarta-posição, o norueguês garantia os cem mil euros do lugar mais alto do pódio, enquanto Lagrave se tinha de contentar com metade desse valor. Na quinta posição, 5 pontos, Wesley So, EUA; 6.º Hikaru Nakamura, 4,5, EUA; 7.º Aronian, 4, Arm; 8.º Karjakin, 3,5, Rus; 9.º Anand, 3,Ind; 10.º Adams,3, Ing.

Sugerir correcção
Comentar