Dois portugueses na luta pelo bronze no boccia

António Marques e José Macedo competem esta sexta-feira por um lugar no pódio e, em caso de sucesso de ambos, Portugal passa a ter quatro medalhas, mais uma que em Londres 2012.

Foto
Portugal pode vir a conquistar mais medalhas no boccia UESLEI MARCELINO/Reuters

Esta quinta-feira foi um dia positivo para o boccia português, com José Macedo e António Marques a venceram nos quartos-de-final e a assegurarem a luta pelas medalhas. Na classe de BC1, António Marques venceu o brasileiro José Chagas por 4-3, enquanto na classe BC3, José Macedo venceu a sueca Maria Bjurstroem por 7-0.

Ambos perderam nas meias-finais mas vão lutar pelo bronze esta sexta-feira, frente aos sul-coreanos Won Jeong Yoo e Han Soo Kim, respectivamente. Portugal, que já tem duas medalhas nestes Jogos Paralímpicos, pode assim conquistar mais duas e melhorar o desempenho de Londres 2012 (três medalhas). Ainda no boccia, Pedro da Clara, em BC4, e Abílio Valente, em BC2, ficaram-se pelos quartos-de-final.

Nas finais do dia que contaram com portugueses, Luís Costa foi oitavo na prova de estrada de ciclismo, na categoria H5, a sete segundos do vencedor. Esperava-se que o ex-piloto de Fórmula 1, Alessandro Zanardi, conquistasse mais um ouro, a juntar ao do contra-relógio, mas o italiano foi segundo, atrás do sul-africano Ernst van Dyk.

A final do salto em comprimento T20 teve a participação de duas portuguesas: Érica Gomes foi sétima, ao saltar 4,67 metros, e Ana Filipe foi nona, com 4,31 metros.

Na equitação, Ana Veiga foi 21.ª em 25 cavaleiras na final do campeonato individual "Grau la", terminando com 65.696 pontos.

Quanto a eliminatórias, Odete Fiúza não conseguiu passar às meias-finais dos 1500 metros T11. Foi quinta na sua série e nona na geral. Passaram as seis primeiras.

Na natação, Simone Fragoso foi 11.ª nos 200 metros estilos SM5, com a marca de 4m26,08s, e não conseguiu aceder à final.

Sugerir correcção
Comentar