Everton de Marco Silva vence nos últimos minutos

O internacional português André Gomes regressou aos relvados após meio ano de ausência.

Foto
Marco Silva dá instruções a um jogador do Everton Reuters/PETER POWELL

Dois golos marcados “de rajada” nos instantes finais da partida disputada neste domingo, em Goodison Park, entre o Everton e o Crystal Palace por jogadores saídos do banco de suplentes por decisão de Marco Silva renderam aos “toffees” um triunfo por 2-0, o seu terceiro consecutivo na Premier League.

A partida marcou o regresso à competição do internacional português André Gomes, após seis meses de ausência. O médio, emprestado à formação inglesa pelo Barcelona no início da época, tinha disputado o seu último jogo oficial em Abril, com a camisola dos catalães, e lesionou-se numa coxa durante a pré-temporada, ainda ao serviço do Barcelona.

No seu primeiro jogo com a camisola do Everton fez uma exibição agradável, tendo sido dos seus pés que nasceram algumas das boas jogadas dos “toffees”. Mas os golos que a equipa de Marco Silva tanto desejava só surgiram depois da sua saída e bem perto do fim do encontro.

Aos 87’, Clavert-Lewin, que tinha entrado aos 82’, precisamente para o lugar do médio português, apontou o primeiro golo da equipa da casa, num cabeceamento fulminante, tendo o turco Tosun ampliado a vantagem dos homens da casa apenas dois minutos depois, também depois de ter saltado do banco de suplentes.

“Nós [treinadores] estamos aqui para tomar decisões e não apenas para escolhermos os 11 titulares. Os três jogadores que entraram durante o jogo foram agressivos, estiveram bem e estou muito satisfeito por eles”, comentou Marco Silva no final da partida.

O Everton não fez, contudo, uma grande exibição perante uma equipa que, após o desaire deste domingo, somou a sua terceira derrota consecutiva e marcou apenas cinco golos em nove jogos, sendo o segundo pior ataque da Premier League. E houve muito sofrimento à mistura, já que o Crystal Palace, ainda antes de ter ficado em desvantagem, desperdiçou uma grande penalidade, falhada por Luka Milivojevic, aos 59’, que permitiu a defesa ao guarda-redes Jordan Pickford.

Apesar de sofrido, o triunfo permite ao Everton subir três lugares na classificação, sendo agora o oitavo classificado, com menos oito pontos do que os líderes da competição, Manchester City e Liverpool. Tudo isto na véspera de uma visita ao terreno do Manchester United, treinado por José Mourinho.

Inter vence derby

Em Itália, foi Mauro Icardi a salvar o Inter no derby de Milão. Num jogo em que a formação orientada por Luciano Spalletti foi mais perigosa, o avançado italiano marcou o único golo do encontro já no período de compensação (João Mário não saiu do banco de suplentes).

A derrota do Milan empurra a equipa de Gattuso para um modesto 12.º lugar na Serie A (com menos um jogo disputado), uma posição algo estranha para quem não perdia um jogo desde o dia 25 de Agosto. Também por isso, a vitória do Inter foi tão festejada pelos jogadores, que seguram o terceiro lugar da Liga italiana, mantendo um ponto de vantagem sobre a Lazio, que ontem foi vencer por 2-0 no terreno do Parma (Bruno Alves jogou os 90 minutos) — os golos surgiram já na parte final do encontro, por intermédio de Immobile (81’, de grande penalidade), e de Joaquin Correa (90’+4’).

Em Espanha, o Espanyol prolongou o seu actual excelente momento de forma ao derrotar o Huesca, em casa deste, por 2-0, naquela que foi a primeira vitória fora de portas da equipa treinada por Rudi. Foi o terceiro triunfo em quatro jogos do clube da Catalunha e permitiu-lhe subir à segunda posição da Liga, apenas atrás do líder e rival Barcelona — é a primeira vez desde Dezembro de 2004 que duas equipas da Catalunha ocupam os dois primeiros lugares da Liga espanhola.

Sugerir correcção
Comentar