Jogos com História: O lado mais negro do futebol

A história de Andrés Escobar teve um fim trágico, mas pode, pelo menos, servir para nos alertar para os lados negros do futebol. O internacional colombiano perdeu a vida por estar no lugar errado à hora errada ou por ter feito perder dinheiro a quem estava habituado a ganhar a qualquer custo?

Foto
Andrés Escobar com a camisola da Colômbia DR

Andrés Escobar faria 55 anos no próximo dia 13. Faria, se fosse vivo, mas morreu a 2 de Julho de 1994, aos 27, assassinado 10 dias depois de ter marcado um autogolo na derrota da sua selecção, a Colômbia, frente aos EUA, no Mundial 1994. Tragicamente, estas duas ocorrências estão ligadas. Sim, aquele que era conhecido como “O Cavalheiro” foi assassinado por causa desse momento infeliz no campo. Por raiva, frustração ou pura cobiça, talvez nunca se saiba. Mas esses continuam a ser os lados mais negros do futebol.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar