Jorge Jesus reencontra um clube que nunca esquecerá

Cova da Piedade-Sporting é um dos três jogos desta quarta-feira a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Foto
O actual treinador do Sporting recorda o Cova da Piedade como um clube que o acarinhou JOSÉ COELHO/LUSA

Em 1972, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus era um médio de 17 anos numa encruzilhada entre os estudos, o trabalho e o futebol – antes de adormecer e cair com a cara num prato de sopa, e os pais o obrigarem a escolher uma das três coisas. Como júnior do Sporting, ganhava 750 escudos por mês mas, na passagem a sénior, não teve espaço em Alvalade e foi emprestado ao Cova da Piedade, uma das equipas de topo da Zona Sul da II Divisão. Quarenta e seis anos depois, os caminhos de Jesus voltam a cruzar-se com o clube da margem sul, mas como adversários nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Em casa emprestada (estádio do Bonfim), o Cova da Piedade recebe nesta quarta-feira o Sporting e este jogo será especial, garante o técnico. “Foi um clube que me acarinhou, o meu primeiro clube de sénior, foi onde o Sporting me emprestou. Foi onde dei os meus primeiros passos como sénior e é um clube que nunca esquecerei”, conta Jorge Jesus, que ficaria apenas uma época no clube de Almada, antes de prosseguir a sua carreira como jogador noutras paragens.

O Cova da Piedade, actual 13.º classificado na II Liga, eliminou o Marítimo na ronda anterior para se qualificar para os “quartos” pela segunda vez na sua história. Este será o quinto jogo entre Cova da Piedade e Sporting, com um saldo totalmente favorável aos “leões”: as duas equipas defrontaram-se em duas épocas consecutivas (1961-62 e 1962-63) na primeira eliminatória (a duas mãos), com quatro vitórias do Sporting e um saldo 21-4 nos golos para a equipa de Alvalade. Quem vencer esta ronda, irá defrontar nas meias-finais o vencedor do Moreirense-FC Porto, que se disputa nesta quinta-feira.

As “meias” da Taça de Portugal já têm garantida a presença de uma equipa do terceiro escalão do futebol português. No Campo da Mata, nas Caldas da Raínha, defrontam-se o Caldas, 8.º na Série D do Campeonato de Portugal, e o Farense, líder da Série E e uma equipa com muita história no futebol português, inclusive na Taça, finalista vencido em 1990 – ganhou o já extinto Estrela da Amadora por 2-0.

O vencedor do duelo do Campeonato de Portugal cruza com o vencedor do encontro de Vila do Conde entre Rio Ave e Desportivo das Aves, respectivamente sexto e 16.º na I Liga. O Rio Ave chega aos “quartos” depois de ter eliminado o Benfica após prolongamento, mas o técnico Miguel Cardoso rejeita que esse feito dê qualquer tipo de favoritismo aos vila-condenses: “Nenhuma das equipas tem favoritismo para este jogo. O Rio Ave tem naturais expectativas de chegar à final depois de ter superado algumas eliminatórias, mas este vai ser um jogo de grande grau de dificuldade.”

Sugerir correcção
Comentar