A retoma da Liga Europa correu bem aos portugueses

Luís Castro, Bruno Fernandes e Zeca qualificaram-se para os quartos-de-final da competição no primeiro de competições europeias no pós-confinamento.

Júnior Moraes marcou dois dos três golos do Shakhtar
Fotogaleria
Júnior Moraes marcou dois dos três golos do Shakhtar Reuters/VALENTYN OGIRENKO
futebol,desporto,liga-europa,futebol-internacional,
Fotogaleria
Luís Castro segue para os quartos-de-final da Liga Europa Reuters/VALENTYN OGIRENKO
futebol,desporto,liga-europa,futebol-internacional,
Fotogaleria
Zeca foi o capitão no apuramento do FC Copenhaga Reuters/RITZAU SCANPIX
futebol,desporto,liga-europa,futebol-internacional,
Fotogaleria
Habituado a estar no banco, Lingard foi titular e marcou pelo Manchester United LUSA/PETER POWELL
Fotogaleria
Lukaku marcou o primeiro do Inter em Gelsenkirchen Reuters/INA FASSBENDER

Quase cinco meses depois do alerta global para a pandemia da covid-19 que confinou o futebol, as competições europeias de clubes voltaram nesta quarta-feira com quatro jogos da Liga Europa, com vários portugueses a terem um bom dia nesta retoma. O Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, garantiu o seu lugar nos quartos-de-final, ao bater o Wolfsburgo por 3-0, depois de já ter ganho por 1-2 na primeira mão disputada em Março passado, enquanto o Manchester United, com Bruno Fernandes no banco, não precisou de se esforçar muito face aos austríacos do LASK Linz – ganhou em Old Trafford por 2-1, depois da goleada na primeira mão por 0-5. Já o FC Copenhaga, capitaneado pelo português (e internacional grego) Zeca, eliminou o Basaksehir com um triunfo caseiro por 3-0 depois de ter perdido o primeiro jogo em Istambul por 1-0.

Em Kiev, Luís Castro quase desesperou com a falta de pontaria da sua equipa, que criou muitas oportunidades de golo e foi melhor que o seu adversário germânico durante quase todo o jogo. Só perto do final, e quando as duas equipas já jogavam com dez (Davit Khocholava foi expulso aos 68’ na equipa ucraniana, Brooks saiu de campo aos 70’), é que os golos apareceram. Júnior Moraes, um dos brasileiros do Shakhtar que é internacional ucraniano, fez dois (89’ e 92'), com o israelita Solomon a marcar aos 91’.

“O Wolfsburgo começou bem, fez pressão alta durante 10-15 minutos, mas nós mudámos o jogo e criámos muitas oportunidades. Antes do intervalo, contei cinco. Na segunda parte, o nosso objectivo era marcar, não queríamos apenas defender. Fiquei satisfeito por termos conseguido concretizar as oportunidades em golos”, declarou o antigo técnico do FC Porto, o primeiro dos quatro treinadores portugueses em prova a marcar lugar nos “quartos” – nesta quinta-feira, defrontam-se dois, o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo contra o Olympiacos de Pedro Martins, enquanto a Roma, de Paulo Fonseca, joga em Sevilha.

Como o marcador em Kiev só funcionou praticamente no fim do jogo, os primeiros golos do primeiro dia da Liga Europa desconfinada foram marcados na capital da Dinamarca e todos pela equipa da casa.

O médio Zeca, português de nascimento e internacional grego, foi titular no triunfo por 3-0 do FC Copenhaga sobre o recém-consagrado campeão turco Basaksehir na segunda mão, depois de ter perdido há quatro meses em Istambul por 1-0.

Jonas Wind marcou os golos que colocaram o FC Copenhaga na frente da eliminatória, aos 4’ e aos 53’, com Rasmus Falk a deixar os dinamarqueses ainda mais tranquilos aos 62’ frente à formação turca que, na eliminatória anterior, tinha afastado o Sporting.

Treino para o United

Em Old Trafford, o Manchester United limitou-se a gerir a goleada obtida na primeira mão. Depois da vitória por 0-5 na Áustria, uma equipa de segundas escolhas (Bruno Fernandes ficou no banco) triunfou por 2-1 na recepção ao LASK Linz.

Num jogo que era praticamente uma formalidade, a formação austríaca ainda esteve dois minutos na frente do jogo, com um golo de Wiesinger aos 55’, mas Jesse Lingard empatou aos 57’, após assistência de Juan Mata. Aos 88’, quatro minutos depois de ter entrado, Anthony Martial marcou o golo do triunfo dos “red devils”, após mais uma assistência de Mata.

Em Gelsenkirchen, estádio do Schalke 04, o Inter de Milão sofreu muito para afastar o Getafe numa eliminatória de jogo único. O vice-campeão italiano triunfou por 2-0, mas teve óptima réplica da formação espanhola, que chegou mesmo a falhar um penálti.

Lukaku colocou a equipa de António Conte em vantagem aos 33’, mas os espanhóis nunca desistiram e, aos 76’, tiveram uma soberana oportunidade para empatar com um penálti assinalado por mão na bola de Godín dentro da sua área – mas o veterano avançado de 38 anos Jorge Molina atirou ao lado. Pouco depois, aos 83’, Eriksen fez o 2-0 e deixou o apuramento nas mãos dos “nerazzurri”. 

Sugerir correcção