Marta Soares altera boletim de voto após mais uma polémica com Bruno de Carvalho

Presidente da mesa da assembleia geral do Sporting chegou a dizer que reunião de sábado estava em perigo, mas logo a seguir afirmou que aceitaria as exigências feitas por Bruno de Carvalho quanto ao boletim de voto.

Foto
LUSA/ANTóNIO COTRIM

Jaime Marta Soares, presidente da mesa da assembleia geral (MAG) do Sporting, disse nesta sexta-feira que a reunião magna de sábado estava em risco, acusando Bruno de Carvalho de chantagem, mas logo de seguida afirmou que vai "engolir sapos" e aceitar as exigências do presidente do Sporting quanto a alterações no boletim de voto que vai ser entregue aos sócios do clube que vão decidir sobre a destituição ou não do actual presidente.

“Neste momento a realização da AG [Assembleia Geral] está em perigo por chantagem de Bruno de Carvalho. Ou o boletim é como ele quer ou não há funcionários. Está a fazer chantagem”, afirmou Jaime Marta Soares, em declarações ao Jornal das Oito da TVI. "Há cerca de uma hora, recebi uma mensagem que os funcionários serão chamados a sair do serviço que estarão a prestar se o boletim de voto não corresponder às exigências do senhor Bruno de Carvalho", acrescentou o presidente da MAG.

O presidente da MAG diz que Bruno de Carvalho quer “os boletins à maneira dele” e garantiu que fará tudo para que a AG se realize em “segurança total”. Mais tarde, na TVI24, Jaime Marta Soares esclareceu que “nem que tenha de engolir sapos” vai levar por diante a AG, mesmo que para isso “tenha de aceitar a chantagem de última hora”.

Num post no Facebook, Bruno de Carvalho contestou a formulação da pergunta: "É pedido pelo CD [Conselho Directivo] um boletim de voto claro, para que as pessoas possam votar sem enganos, e Eduarda Proença de Carvalho manda, dia 21 à tarde, um e-mail aos serviços a concordar. Mas dia 21 à noite já manda, com Jaime Marta Soares, um novo e-mail a recusar o que já tinha aceite. Boletim de voto é completamente enganador e desrespeita os sócios que vão enganar-se a votar", escreveu o presidente do Sporting.

Jaime Marta Soares explicou que a exigência de Bruno de Carvalho era “que no boletim de voto sejam criadas determinadas frases que nunca se viram num boletim de voto”. Segundo o presidente da MAG, o que está em causa nas exigências de Bruno de Carvalho não é a pergunta, mas sim uma explicação adicional nas respostas.

Bruno repete que não vai

Também nesta sexta-feira à noite, Bruno de Carvalho deu uma entrevista à RTP3, em que explicou que pediu uma adenda às respostas. "O Conselho Directivo pediu, a bem dos sportinguistas, que as respostas não fossem apenas sim, não ou abstenção, mas que fosse "Sim (significa a saída do Conselho Directivo)", "Não (significa a continuidade)". Jaime Marta Soares embirrou com a palavra significa e está a fazer uma fita. Acho lamentável", criticou.

A alteração acabou por ser confirmada ao final da noite, quando Jaime Marta Soares explicou em comunicado que a pergunta que será feita aos sócios será a mesma (pretendem ou não a "revogação colectiva, com justa causa, do mandato dos membros do Conselho Directivo", liderado por Bruno de Carvalho), mas que foram acrescentadas adendas nas respostas. A diferença é que, à frente do "sim", consta agora, entre parênteses, que isso "significa a saída da direcção" e, à frente do "não", também entre parênteses, está que isso "significa a continuidade da Direcção". Os sócios têm ainda uma terceira hipótese, que é a abstenção.

O presidente “leonino” repetiu ainda que não estará presente na assembleia geral deste sábado, uma vez que foi suspenso da sua condição de sócio. “Não posso ir porque os estatutos são claros: as pessoas que não são sócios não podem ir”, disse.

Bruno de Carvalho deixou ainda mais críticas a Jaime Marta Soares, prometendo que se for destituído sairá para sempre do clube: “Se [...[ eu for destituído, nunca mais ponho os pés no Sporting.”

Aassembleia geral deste sábado tem início marcado para as 14h.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários