Portugal-Alemanha nos quartos-de-final do futebol

Selecção olímpica empatou com a Argélia na terceira jornada do grupo D dos Jogos do Rio.

Foto
A selecção de Portugal no futebol terminou a fase de grupos em primeiro lugar MARIANA BAZO/Reuters

Portugal já estava qualificado para os quartos-de-final do torneio olímpico de futebol. O empate frente à Argélia, em partida da terceira jornada do grupo D, serviu apenas para confirmar a passagem da selecção em primeiro lugar. O adversário do próximo sábado, em Brasília, será a Alemanha, que venceu as Fiji por 10-0 e aproveitou a derrota do México frente à Coreia do Sul para subir ao segundo lugar do grupo C.

A partida contra a Argélia era para ganhar, mas Rui Jorge tentou fazê-lo descansando alguns jogadores. No total, entraram na equipa seis novos elementos em relação aos titulares que tinham alinhado com as Honduras, casos de Ilori, Paulo Henrique, Tiago Silva, Francisco Ramos, Pité e Carlos Mané.

Com uma equipa já apurada e outra já eliminada, não foi um jogo bonito, nem bem jogado. O guarda-redes Bruno Varela foi uma das figuras da selecção nacional, principalmente na primeira parte, em que fez duas defesas decisivas: a primeira aos 13 minutos e a outra já depois da meia hora de jogo. Entre esses dois momentos houve dois golos. Primeiro marcou Portugal, aos 25 minutos, num penálti convertido por Gonçalo Paciência, a castigar suposta falta (não existiu) do guarda-redes Methazem sobre Carlos Mané. Revoltados, os jogadores argelinos agigantaram-se e foram à procura da igualdade (e a justiça), o que conseguiram aos 30 minutos, num grande golo de Benkablia, que tirou Ilori da frente e não deu hipótese a Varela. O último quarto de hora foi argelino.

No segundo tempo, a juntar à falta de emoção, não houve golos. Do lado português apareceu Pité, que já se pode considerar uma revelação da selecção nacional e dos Jogos do Rio de Janeiro. O jovem médio do Tondela foi dos únicos a interessar-se pelo jogo e podia ter dado a vitória a Portugal: aos 55’, com o seu belo pé esquerdo, obrigou o guardião argelino a defesa apertada e, aos 82’, dessa feita de pé direito, forçou Methazem a sacudir por cima.

No tempo de compensação, a Argélia podia ter ganho o jogo, mas após grande confusão na área portuguesa, o médio Meziane rematou por cima. A exibição não foi positiva mas salvou-se o essencial: Portugal passou em primeiro do grupo.

“Estamos felizes pela passagem aos quartos-de-final e o objectivo é agora tentar fazer o melhor possível. Estamos a um jogo de poder disputar o jogo das medalhas e é nisso que nos vamos concentrar”, disse, no final, o seleccionador olímpico Rui Jorge, que admitiu algo que foi óbvio para quem assistiu ao encontro: “Esta partida já foi um pouco vivida em função da próxima, pela gestão que fizemos, e agora é pensar nesse jogo”.

Pela frente está agora a Alemanha, um adversário poderoso em qualquer competição, mas que cedeu dois empates nas duas primeiras jornadas do grupo C: 2-2 frente ao México e 3-3 contra a Coreia do Sul. Os germânicos têm nos irmãos Bender, Sven e Lars, os jogadores mais conhecidos e em Nils Peterson o matador (só frente às Fiji fez cinco golos). Portugal e Alemanha nunca se defrontaram em Jogos, sendo que o próximo adversário da selecção nacional já conquistou a prova, mas enquanto RDA, em 1976, em Montreal.     

Sugerir correcção
Comentar