Simone Biles acima de todas as outras na ginástica

Americana ainda apanhou um pequeno susto, mas confirmou favoritismo no concurso geral individual.

Fotogaleria
Simone Biles na final do concurso geral individual Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
REUTERS/Damir Sagolj
Fotogaleria
REUTERS/Mike Blake
Fotogaleria
REUTERS/Mike Blake
Fotogaleria
REUTERS/Damir Sagolj
Fotogaleria
REUTERS/Dylan Martinez
Fotogaleria
REUTERS/Damir Sagolj
Fotogaleria
REUTERS/Dylan Martinez
Fotogaleria
REUTERS/Dylan Martinez
Fotogaleria
O momento do hino levou a atleta a emocionar-se REUTERS/Dylan Martinez
Fotogaleria
O pódio completo com o bronze da atleta russa REUTERS/Mike Blake
Fotogaleria
As duas atletas norte-americanas depois de receberem as medalhas REUTERS/Mike Blake

É a segunda medalha de ouro olímpica de Simone Biles, a grande estrela da actualidade na ginástica. A norte-americana venceu o concurso geral individual, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído e encerrando a prova com uma exibição notável no solo.

Biles conquistou o ouro, com 62.198 pontos, à frente da compatriota Alexandra Raisman (60.098) e da russa Aliya Mustafina (58.665), tornando-se a primeira mulher em 20 anos a vencer sucessivamente os títulos mundial e olímpico no All-Around. O triunfo da texana confirma também o domínio dos Estados Unidos no concurso geral, já que Biles sucede a três compatriotas (Carly Patterson, Nastia Liukin e Gabby Douglas) como campeã olímpica, a melhor série de um país nesta especialidade.

“Estou muito contente e aliviada, finalmente consegui. Nunca sabemos o sentimento até nos acontecer. Fui mantendo o pensamento nas rotinas de treino que fui fazendo", disse a atleta, citada pela agência Reuters.

Depois de ter ajudado os Estados Unidos a vencer a prova por equipas, Biles ganhou o All-around com uma vantagem clara, mas não sem antes apanhar um ligeiro susto.

Biles iniciou a prova com menos segurança do que na qualificação e no fim dos dois primeiros aparelhos (saltos e paralelas assimétricas) seguia atrás da russa Aliya Mustafina.

Só que a trave fez toda a diferença, com a russa a cometer algumas falhas e Simone Biles a justificar as razões de ser considerada a melhor ginasta da actualidade e de já ser comparada a Nadia Comaneci.

No solo, Biles confirmou o ouro, conseguindo a sua melhor nota e mantendo-se na rota para o objectivo de conseguir cinco medalhas de ouro na ginástica artística na mesma edição dos Jogos Olímpicos, algo inédito.

Questionada sobre como se relacionará com fama depois dos Jogos Olímpicos, a atleta afirmou: “Não sou uma celebridade. Sou só a Simone Biles, mas é maravilhoso ser reconhecida por todo o meu sucesso bem como o da equipa dos EUA. Não sou a próxima Usain Bolt ou Michael Phelps, sou a primeira Simone Biles. Vou continuar a ser a mesma Simone. Agora, só tenho duas medalhas de ouro. Esta noite senti que tinha cumprido a minha missão".

A ginasta texana, de 19 anos, estará na final dos saltos no domingo, da trave na segunda-feira e do solo na terça.

A história de vida de Simone Biles

Sugerir correcção
Ler 1 comentários