Portugal estreia-se a fabricar carros eléctricos com a Stellantis em Mangualde

Fábrica com quase 66 anos vai transformar-se e, a partir de 2025, pode produzir até 50 mil veículos eléctricos por ano para Citroën, Peugeot, Opel e Fiat. País também concorre a fábrica de baterias.

Foto
Carlos Tavares, patrão da Stellantis, durante o anúncio de que a produção de carros eléctricos em Mangualde comecará em 2025 Nelson Garrido

Já não era segredo que o grupo que controla marcas como Peugeot, Citroën, Opel e Fiat iria fazer carros eléctricos em Portugal. Foi uma das novidades reveladas em Julho de 2023, durante o 65.º aniversário da fábrica que tem em Mangualde. Mas não se sabia quando, nem como nem quais. Até hoje: a Stellantis vai produzir até 50 mil veículos eléctricos nesta unidade, a partir de 2025, tornando-se assim o primeiro fabricante de veículos ligeiros com presença no país a anunciar o início da conversão industrial portuguesa para a mobilidade eléctrica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários