Pedreira alentejana estreia plataforma suspensa para admirar as vistas. E jantar

Faz parte de um novo circuito de turismo industrial na Pedreira D’El Rey, em Bencatel, Vila Viçosa. A plataforma é a estrela mas há mais a inaugurar dia 27 de Junho.

Fotogaleria
A caixa de vidro da Pedreira d'El Rey DR
Fotogaleria
A caixa de vidro da Pedreira d'El Rey DR
Fotogaleria
A caixa de vidro da Pedreira d'El Rey DR
Fotogaleria
A caixa de vidro da Pedreira d'El Rey DR

Primeiro, foi o hotel Alentejo Marmòris Hotel, uma espécie de ode ao mármore que abriu há seis anos em Vila Viçosa. Agora, também a vizinha Pedreira D’El Rey se abre definitivamente ao turismo. “Conforme via os turistas a visitarem e a aparecerem por conta própria foi-me surgindo a ideia”, conta à Fugas o empresário António Manuel Alves, proprietário do hotel e da pedreira.

Assim nasceu o novo circuito turístico industrial nesta pedreira localizada em Bencatel. Enquanto continua a laborar, abrir-se-á assim a visitantes num percurso que “sintetiza a beleza e a importância do mármore na região e no país” e que inclui a visita ao local, centro de interpretação, espaço dedicado a provas de comidas e vinhos alentejanos e, especialmente, uma atracção que promete dar que falar: uma plataforma suspensa em vidro para visitar ou mesmo como cenário de jantares.

Segundo nos conta, António Manuel Alves pensou em criar algo assim após fazer uma “estabilização de terras e ter percebido que podia fazer ali uma requalificação paisagística”. Aproveitando o processo de estabilização das terras e a colocação de dois “L” em betão armado, aproveitou para cobrir um e fazer uma plataforma, onde já decorreram eventos, como apresentações de carros. O segundo “L” foi iluminado e decorado.

Foto
DR

Aproveitando ainda uma grua “que deixou de ser precisa”, “completamente revista e inspeccionada”, veio-lhe outra ideia: juntar-lhe uma plataforma móvel. E aí está ela, uma verdadeira caixa de vidro de 9mx4m, em estrutura metálica, que poderá ser suspensa sobre a pedreira a 40m, criando um cenário que pode provocar calafrios a alguns – até porque, claro, também o chão é em vidro. “Estive lá dentro e a mim não me faz impressão, mas eu estou habituado ao trabalho nas plataformas…”, comenta Alves.

Na “caixa” móvel, além da atracção das vistas para o cenário de pedra e arredores, podem ocorrer eventos especiais à volta do bar, entre festas, apresentações ou jantares (para já apenas para grupos sob reserva). Tem uma capacidade de 50 pessoas, 20 para jantares sentados. A cozinha estará a cargo do chef do Alentejo Marmòris, Pedro Mendes. 

O circuito turístico deverá estar disponível ao público na segunda quinzena de Julho, integrando visitas guiadas ao centro de interpretação e passagem pelo Espaço Alentejano, onde não falta a sala de fumeiro, com provas de enchidos, queijos e vinhos regionais. Há ainda uma sala de projecção para assistir a um filme que conta a história do mármore ao longo dos séculos.

DR
DR
DR
Fotogaleria
DR

A visita com provas vai custar 10 euros. Já as visitas “aéreas” à plataforma móvel, adianta-nos António Manuel Alves, deverão ter horários específicos, uma duração de 40 minutos e o custo de 12 euros. 

O projecto turístico está em curso há três anos e, adianta Alves, está orçado em cerca de um milhão de euros. A inauguração (para convidados) é a 27 de Junho, incluindo um concerto de Ana Moura e um espectáculo pirotécnico, sendo que nessa noite a plataforma móvel não andará pelos ares.

A pedreira está localizada na Zona dos Mármores, onde nos finais de 2018 ocorreu um aluimento de terras numa pedreira a alguns quilómetros, com resultados trágicos. Também por isso, Alves realça que os turistas e os trabalhadores vão conviver no local, mas, garante o empresário, “sempre em segurança, que há regras apertadas”. “Haverá uma circulação para trabalhadores e máquinas, outra para turistas”. Sendo que os visitantes andarão sempre “à superfície” e o “trabalho é a 150m de profundidade”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários