Primeira-ministra finlandesa dançou numa festa privada e a oposição não perdoa

No vídeo, que circula nas redes sociais, Sanna Marin surge a festejar de “uma forma efusiva” com um grupo de amigos. “Dancei, cantei e festejei — coisas perfeitamente legais”, defendeu-se a governante, perante a avalanche de críticas. A oposição pede-lhe que faça um teste de detecção de drogas.

Foto
Sanna Marin em declarações aos jornalista em Kupio, esta quinta-feira Reuters/LEHTIKUVA

A primeira-ministra finlandesa voltou a estar sob os holofotes esta semana e, mais uma vez, por outros motivos além da sua forma de liderar. Num vídeo publicado nas redes sociais, Sanna Marin aparece a dançar e a cantar com um grupo de amigos. Como consequência, os líderes dos partidos da oposição exigem que a governante de 36 anos faça um teste de despiste às drogas e defendem que a atitude não é apropriada para uma governante.

Sanna Marin não tardou a reagir à avalanche de partilhas do vídeo onde surge com amigos — incluindo algumas celebridades finlandesas — numa festa caseira. A primeira-ministra mais jovem do mundo nega ter consumido quaisquer substâncias ilícitas, garantindo que só bebeu álcool e festejou “de uma forma efusiva”.

Em declarações aos jornalistas, nesta quinta-feira, em Kuopio, na Finlândia, onde o partido está a organizar a conferência de Verão, Marin garantiu ter conhecimento de que estava a ser filmada, mas confessou estar aborrecida pelo vídeo ter sido publicado sem o seu conhecimento. “Dancei, cantei e festejei — coisas perfeitamente legais. Nunca estive numa situação em que vi ou soube de outros [usarem drogas]”, declarou.

A líder da oposição, Riikka Purra, incentivou a primeira-ministra a fazer um despiste de drogas voluntariamente, acusando de haver “uma sombra de dúvida” a pairar sobre Sanna Marin. Os restantes partidos não se coibiram também de criticar tanto a líder do Governo, como a comunicação social por ocuparem tempo a falar de festas, em vez de discutirem assuntos mais importantes — com a entrada de cidadãos russos naquele país.

Mas Sanna Marin continua a defender-se publicamente: “Tenho uma vida familiar, tenho uma vida profissional e tenho tempo livre para passar com os meus amigos. Praticamente o mesmo que muitas pessoas da minha idade.” Além disso, deixou bem claro que não mudará o seu comportamento. “Vou ser exactamente a mesma pessoa que era até agora, e espero que isso seja aceite”, rematou.

A primeira-ministra não esconde o seu gosto por festas e continua a fazer manchetes. Recentemente, a sua fotografia num festival de música circulou no Twitter, onde se comentava a indumentária da governante. Em Dezembro de 2021, Marin pediu desculpa publicamente por visitar um bar em Helsínquia depois de ter estado em contacto com outro ministro que havia testado positivo à covid-19.

Nas redes sociais, os comentários dividem-se entre o espanto e as mensagens de apoio a Sanna Marin. “Quando vi o vídeo da Sanna Marin, pensei que as falsificações estivessem a ficar mesmo boas. Não podia ser real. Nenhum primeiro-ministro sensato se colocaria numa posição daquelas para ser filmado, para o caso de ser divulgado”, escreveu um utilizador. “Se dançar é o que diverte a Sanna Marin, então deve ser livre de o fazer, mesmo que os mais conservadores tenham um problema com isso”, defende, em oposição, outro internauta.

Já pelas redes sociais portuguesas foram recuperados vídeos de alguns dos nossos políticos a dançar, como Cavaco Silva ou Jerónimo de Sousa.

Sugerir correcção
Ler 25 comentários