Danos da fuga de touro em Arruda ultrapassam os 25 mil euros

Companhia de seguros assumiu encargos dos prejuízos causados pelo animal em pessoas e bens.

Foto
Bruno Simoes Castanheira (colaborador)

Os danos provocados em viaturas pelo touro que, na tarde de 16 de Agosto passado, fugiu do recinto das largadas das Festas de Arruda dos Vinhos rondam os 25 mil euros. As indemnizações foram assumidas pela companhia seguradora, que suporta também os valores dos encargos com baixas médicas e despesas de saúde das quatro pessoas que sofreram ferimentos. O executivo camarário arrudense analisou, esta segunda-feira, as conclusões do inquérito aberto na sequência do incidente. No dia 28 já reunira com as pessoas que sofreram danos físicos, num encontro onde foram abordadas as conclusões do inquérito, as perspectivas de alterações a introduzir para reforçar a segurança neste tipo de festejos e o ressarcimento dos danos pela seguradora.

De acordo com André Rijo, presidente da Câmara de Arruda, os danos patrimoniais nas mais de 20 viaturas afectadas foram avaliados por peritos e estimados num valor total de cerca de 25 mil euros. Destes, perto de 20 mil já foram pagos e os restantes aguardam a entrega de alguns documentos. No que diz respeito às despesas de internamento, segundo o autarca, também já está tudo regularizado pela seguradora e falta apenas resolver as questões relacionadas com baixas médicas, que “estão a ser ultimadas”.

Uma das principais conclusões/recomendações do inquérito aponta para a elaboração de um manual de procedimentos a seguir na colocação das tronqueiras que vedam o recinto onde decorrem as tradicionais largadas de touros de Arruda. André Rijo disse ao PÚBLICO que já na próxima semana terá lugar a primeira reunião alargada com os serviços da autarquia, as ganadarias e as tertúlias para iniciar a elaboração desse manual, que deverá ser aplicado nas festas de 2018. “O episódio que se verificou, que lamentamos mais uma vez, pedindo desculpas pelo que aconteceu, não devia e não podia ter acontecido, mas aconteceu e pior seria nada fazer para evitar que estas situações se repitam. Vamos continuar a defender as largadas das Festas de Agosto como património imaterial, estamos a preparar uma candidatura nesse sentido, mas tudo faremos também para que os riscos diminuam e para valorizar uns festejos e uma tradição que devem ser valorizados”, conclui.

Recorde-se que a fuga do touro (posteriormente laçado e devolvido ao recinto das largadas) originou danos em cerca de 25 viaturas e ferimentos em quatro pessoas. Um jovem e um idoso de 70 anos sofreram ferimentos mais graves, o primeiro com perfuração numa perna. Um bebé que familiares transportavam num carrinho e uma jovem grávida sofreram escoriações ligeiras. As tradicionais largadas de touros de Arruda realizam-se num recinto vedado com tronqueiras de madeira compreendido entre o largo situado entre os Paços do Concelho e o chafariz pombalino e o início da Rua Cândido dos Reis. De acordo com habitantes locais há perto de 50 anos que não sucedia uma situação semelhante de fuga de um dos touros envolvidos.   

Sugerir correcção
Comentar