Small Talks

Em que cidades vivemos? Em que tipo de cidades gostaríamos de viver? Estará a arquitectura distante das comunidades? O debate sobre estas e outras questões marcou a edição deste ano da conferência reSITE, um dos principais eventos mundiais nas áreas do urbanismo e da arquitectura. O Canal180 falou com vários dos intervenientes que marcaram presença em Praga, na República Checa, para partilharem a sua visão sobre o momento que ambos os sectores estão a atravessar e o resultado é a série Small Talks, composta por dez entrevistas publicadas agora no PÚBLICO.

As pessoas podem mudar as cidades com as suas acções?

Em 2008, Marcus Westbury apercebeu-se de que no centro da sua cidade natal, Newcastle, na Austrália, existiam muitos edifícios vazios. O número chegava às duas centenas. Foi assim que criou a Renew Newcastle, uma organização sem fins lucrativos que conseguiu pegar em alguns destes edifícios desabitados e dar-lhes nova vida com projectos criativos que nasceram dentro da comunidade local. O projecto já contribuiu para a reabertura de 80 desses edifícios vazios e para o arranque de mais 60 projectos.

Entrevistado para a série Small Talks, realizada pelo Canal 180 e que será publicada no site do PÚBLICO semanalmente, o fundador da Renew Newcastle defende o poder das comunidades na criação e transformação das cidades. Marcus Westbury foi um dos intervenientes da conferência reSITE, um dos principais eventos nas áreas do urbanismo e arquitectura, que tem lugar em Praga, na República Checa. A edição deste ano teve como tema "Cidades em Migração".