Acidente de comboio na Índia faz pelo menos 233 mortos

O acidente ocorreu perto de uma estação na localidade de Bahanaga a 1600 quilómetros de Nova Deli.

Foto
Depois da colisão inicial, as carruagens que ficaram na linha contrária foram abalroadas por outro comboio Reuters/ANI

Pelo menos 233 pessoas morreram e 900 ficaram feridas em Odisha, na Índia, numa colisão entre um comboio de passageiros e outro de mercadorias, cujas carruagens, ao soltarem-se com o embate, foram abalroadas por outro comboio.

O acidente, de acordo com o relato das agências internacionais de notícias, ocorreu às 19h30 locais (13h50 em Lisboa) desta sexta-feira, perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli.

As imagens do rescaldo do acidente, transmitidas pela televisão indiana NDTV, mostram umas 15 carruagens viradas ao contrário, com várias pessoas no topo a tentar retirar os passageiros que ainda estavam presos no interior.

Foto
O acidente aconteceu no estado de Odisha. Reuters/ANI
Foto
O acidente aconteceu no estado de Odisha. Reuters/ANI

O porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma, explicou que o choque deu-se por volta das 19h00 locais, e que as carruagens que ficaram em sentido contrário foram depois abalroadas por um comboio de passageiros que seguia a alta velocidade.

Mais de 15 equipas de bombeiros, 30 médicos, 500 polícias e 75 ambulâncias foram mobilizadas para o local, anunciaram as autoridades, salientando que as operações de resgate vão continuar, apesar de já ser noite cerrada em Odisha.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, já reagiu ao acidente. Numa mensagem na rede social Twitter, escreveu: "Nesta hora de luto, os meus pensamentos estão com as famílias enlutadas; que os feridos recuperem rápido".

A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

Os acidentes são comuns no país, e de acordo com os dados do Gabinete Nacional do Registo Criminal, em 2020 houve 13.018 acidentes, nos quais morreram 11.986 pessoas e outras 11.127 ficaram feridas, com as colisões a serem responsáveis por 70% dos sinistros.

Em Agosto de 1995, dois comboios colidiram perto de Nova Deli, matando 358 pessoas, naquele que foi o pior acidente ferroviário da história da Índia, país onde a maioria destes acidentes é atribuída a erro humano ou a equipamento de sinalização obsoleto.

Sugerir correcção
Comentar