Cuba: à nova geração cabe “defender um socialismo que já não é o socialismo anterior”

O 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba começa esta sexta-feira, entre a renovação das lideranças políticas e reformas económicas profundas. Diante de um bloqueio com mais de 60 anos, agudizado pela política externa de Trump, o socialismo cubano não consegue estar fora das dinâmicas da globalização: das redes sociais às fake news, da sabotagem à dissidência.

Foto
Photo by Sven Creutzmann/Mambo Photo/Getty Images

A maioria dos actuais dirigentes do Partido Comunista de Cuba (PCC) nasceu depois de 1959 e tem menos de 62 anos – a idade da revolução cubana. O 8.º Congresso do PCC, que esta sexta-feira começa, aposta na renovação da liderança e na formação ideológica dos seus quadros (cuja média de idade é 42 anos). Até dia 19, um novo Secretário-Geral substituirá o líder histórico Raúl Castro, com 89 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários