EUA abandonam Conselho de Direitos Humanos da ONU

"Viés crónico anti-Israel" de organismo "hipócrita" é o motivo apontado pela Administração Trump para mais uma ruptura dos EUA com o multilateralismo.

Foto
Reuters/TOYA SARNO JORDAN

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, anunciaram esta terça-feira que o país abandona o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Haley, que em 2017 já tinha acusado o conselho de ter um "viés crónico anti-Israel", afirmou esta noite que o organismo é "hipócrita". Ao mesmo tempo, anunciou que a saída norte-americana "não é uma diminuição do empenho [dos EUA] em relação aos direitos humanos".

Os EUA ameaçavam há muito sair se este órgão não fosse renovado, acusando o organismo composto por 47 membros sediado em Genebra de ser anti-israelita. As negociações com Washington sobre estas reformas falharam, o que sugeria que a Administração Trump estaria já a preparar a sua saída.

O abandono do Conselho de Direitos Humanos da ONU significa mais um corte entre a Administração Trump e acordos multilaterais - o Presidente dos EUA já tinha retirado o país do Acordo de Paris sobre o clima e do acordo nuclear com o Irão.

A decisão surge também numa altura que os EUA têm sido alvo de intensas críticas devido à política de “tolerância zero” relativamente aos imigrantes não-documentados que entram em território norte-americano, o que significa que milhares de famílias têm sido separadas na fronteira com o México.

Zeid Ra'ad al-Hussein, alto comissário para os Direitos Humanos da ONU, classificou na sessão de segunda-feira em Genebra esta política como “inconcebível” e exigiu que Washington ponha um ponto final na mesma.

Esta tarde, e instado a proferir uma primeira reacção às notícias da iminente retirada dos EUA, o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, limitou-se a dizer que “o secretário-geral [António Guterres] acredita na arquitectura dos direitos humanos da ONU e na participação activa de todos os Estados.”

Quando o Conselho de Direitos Humanos foi criado, em 2006, o Presidente George W. Bush, evitou-o. Sob a presidência de Barack Obama, os EUA foram eleitos para o órgão por um máximo de dois mandatos consecutivos de três anos. Depois de um ano fora do organismo, os EUA foram eleitos para o terceiro mandato, que vai a meio.

No ano passado, Haley disse que Washington estava a rever a sua presença e pediu uma reforma para eliminar “o preconceito crónico anti-Israel”. O conselho tem uma alínea permanente na sua agenda para violações que se suspeitem tenham sido cometidas por Israel na Palestina. Os EUA pretendiam retirar este ponto.

Sugerir correcção
Ler 47 comentários