Jornalista que liderava a investigação aos Panama Papers em Malta foi assassinada

Daphne Caruana Galizia morreu na sequência de uma explosão no carro em que seguia e que terá sido provocada por um explosivo. Nos últimos meses, a jornalista vinha denunciando alegado caso de corrupção envolvendo o actual primeiro-ministro.

Foto
Reuters/DARRIN ZAMMIT LUPI

Daphne Caruana Galizia, de 53 anos, blogger e jornalista que liderava a investigação relativamente aos Panama Papers em Malta, morreu nesta segunda-feira depois de o carro em que seguia ter explodido. A situação terá sido provocada por um explosivo colocado no veículo.

Segundo a comunicação social de Malta, Galizia havia já, há cerca de duas semanas, denunciado às autoridades locais que estava a ser alvo de ameaças de morte. O The Guardian refere que a explosão que provocou a sua morte teve origem numa bomba colocada no carro, o que indica que este tenha sido um caso de homicídio.

No seu blogue, Galizia tinha denunciado durante os últimos meses um alegado caso de corrupção envolvendo o actual primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, a sua mulher e outros membros do Governo. Segundo estas alegações, o casal utilizava offshores para esconder pagamentos com origem no Governo do Azerbaijão.

As autoridades em Malta abriram já uma investigação criminal, tendo pedido ajuda internacional, incluindo ao FBI.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários