May ganha apoios para um pacto de segurança com Bruxelas

Primeira-ministra britânica desvendou a intenção de estabelecer um acordo de segurança com a União Europeia separado das negociações sobre o "Brexit" na conferência de segurança que decorre em Munique.

Foto
LUSA/RONALD WITTEK

Theresa May defendeu este sábado, durante a conferência de segurança que decorre em Munique, um tratado sobre a segurança entre o Reino Unido e a União Europeia para o próximo ano, tendo já reunido apoios em Bruxelas, que consideram o assunto demasiado importante para ser incluído nas negociações sobre o “Brexit”.

No seu discurso na cidade alemã, May garantiu que Londres continuará a liderar missões militares e a partilhar informações se Bruxelas concordar com um acordo que começará a ter efeitos em 2019, o ano em que o Reino Unido deixará o bloco europeu.

De acordo com a Reuters, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, elogiou o plano considerando-o uma “aliança de segurança” e concordando que esta questão deve ser discutida em separado do resto das negociações sobre o “Brexit”.

Também o secretário-geral da NATO, Jens Stolenberg, se mostrou satisfeito com esta ideia de cooperação de segurança entre Londres e Bruxelas.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários