ONU pede “diminuição da tensão” em Tigré após bombardeamentos na capital

Os ataques aéreos marcam uma aguda escalada do conflito, mas podem ter o efeito contrário e “fortalecer a determinação de Tigré em resistir”. A crise humanitária está a aumentar de dimensão com a extensão dos confrontos a Amhara e Afar.

Foto
Uma nuvem de fumo paira sobre um local atingido por um ataque aéreo, em Mekelle, capital da região de Tigré, na Etiópia STRINGER/Reuters

As Nações Unidas apelaram esta quinta-feira à “diminuição da tensão” em Tigré, no Norte da Etiópia, para “evitar mais vítimas” na sequência dos ataques aéreos que atingiram nos últimos dias a capital da região, Mekelle, e que provocaram a morte de três crianças.

O porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, indicou que tanto a organização como os funcionários das organizações humanitárias presentes na Etiópia estão “alarmados” pelo recentemente agravamento do conflito.

“Reiteramos o nosso apelo a todas as partes do conflito para que diminuam a tensão em Tigré, Amhara e Afar, de modo a evitar mais vítimas e o sofrimento dos civis”, disse o porta-voz.

Há quase um ano que se arrasta a guerra entre as forças etíopes do primeiro-ministro, Abiy Ahmed, e a Frente de Libertação do Povo Tigré (TPLF). Nos 11 meses de confronto, milhares de pessoas morreram, mais de dois milhões de pessoas foram forçadas a fugir e centenas de milhares estão em situação crítica de insegurança alimentar, segundo a ONU.

Mekelle não era palco de confrontos desde Junho, quando as forças tigré reclamaram o controlo da cidade. Mas na última semana o conflito recrudesceu: no espaço de três dias, a capital de Tigré foi alvo de dois bombardeamentos por parte da aviação etíope.

O primeiro ataque foi lançado na segunda-feira contra infra-estruturas de comunicação da cidade. Segundo os relatos, uma detonou perto de um mercado e de um hotel. Três crianças terão morrido em resultado dos bombardeamentos .

O segundo ataque aéreo foi lançado na quarta-feira, contra edifícios usados pelas forças tigré para fabricar e reparar armamento na periferia de Mekelle e contra um centro de treino militar, disseram as forças governamentais. No entanto, os líderes tigré, dizem que o ataque atingiu o centro da cidade. Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas, três delas em estado muito grave, disse à Associated Press, Hayelom Kebede, antigo director do Hospital Ayder Referral.

Agravamento do conflito

Para William Davison, analista para a Etiópia do International Crisis Group,  “juntamente com a quantidade de efectivos, o controlo dos céus é das poucas áreas onde o Governo federal ainda tem vantagem militar”.

“O bombardeamento de áreas urbanas reforça a impressão de que Adis Abeba está disposta a arriscar as vidas de civis em Tigré como parte do seu esforço militar, algo que foi demonstrado pelas restrições contínuas impostas à ajuda humanitária e pela recusa de providenciar electricidade, serviços bancários e de telecomunicações na região”, continuou Davison.

E enquanto os bombardeamentos marcam uma aguda escalada do conflito, podem ter o efeito contrário do pretendido pelas forças etíopes e “fortalecer a determinação de Tigré em resistir”, acrescentou.

A par do agravamento do conflito, “as necessidades humanitárias também estão a aumentar em Amhara e Afar devido à extensão a estas regiões do conflito de Tigré”, disse Farhan Haq. “Todas as partes envolvidas devem respeitar sempre o direito internacional e garantir a protecção da população e das infra-estruturas civis”, acrescentou.

O alargamento do conflito para Amhara e Afar começou em Julho, quando as forças tigré anunciaram a recuperação de Mekelle após o Governo ter declarado um cessar-fogo unilateral. Na semana passada, depois de a TPLF ter afirmado que começou uma ofensiva em Amhara (onde vem conquistando terreno), as forças governamentais acusaram os rebeldes de terem “iniciado uma guerra em todas as frentes”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários