Primeiro-ministro do Kosovo queixa-se de “reacção exagerada” dos EUA

Washington cancelou a participação do Kosovo num exercício militar depois de aumento da tensão em tomada de posse de autarcas albaneses em eleições boicotadas pelos sérvios

Foto
Manifestantes exibem uma bandeira gigante da Sérvia em Zvecan EPA/GEORGI LICOVSKI
Ouça este artigo
--:--
--:--

Entre os apelos internacionais para fazer descer a tensão no Norte do Kosovo, onde agressões a militares da força de manutenção de paz da NATO causaram alarme, os Estados Unidos levaram as críticas a Pristina mais longe e cancelaram a sua participação num exercício militar, algo que o primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, considerou um “exagero” numa entrevista ao Político. Mas Kurti disse considerar repetir as eleições que estão na raiz do problema se a violência parasse.

A onda de violência começou na segunda-feira em Zvecan, uma cidade do Norte, onde em ataques de manifestantes de etnia sérvia ficaram feridos 30 militares da NATO e 52 manifestantes – estes protestavam contra a tomada de posse de autarcas de etnia albanesa em eleições em Abril que a comunidade sérvia, maioritária em quatro localidades do Norte, boicotou. O boicote resultou numa participação de cerca de 3,5% nas eleições, e numa vitória dos candidatos albaneses.

A tomada de posse dos vencedores nestas condições foi criticada pelos EUA e outros aliados. “A decisão do Governo do Kosovo de forçar o acesso a edifícios municipais fez aumentar desnecessariamente a tensão”, disse o secretário de Estado, Antony Blinken.

As autoridades deviam “assegurar-se de que os autarcas eleitos levam a cabo os seus deveres como interinos de outros locais que não os edifícios municipais e retirar as forças policiais de perto destes edifícios”.

Da União Europeia, o alto-representante para a Política Externa e de Segurança,​ Josep Borrell, disse esperar que "as autoridades do Kosovo suspendam as operações policiais focadas nos edifícios municipais no Norte do Kosovo, e os manifestantes violentos parem as suas acções", prometendo continuar contactos com os líderes do Kosovo e da Sérvia.

Kurti considerou a reacção americana em relação ao exercício como “surpreendente” e “exageradaacrescentando, ao Politico, que reacções como estas alimentam a violência dos sérvios do Kosovo.

Numa conferência de segurança em Bratislava, Kurti disse, por outro lado: “Se tivesse havido um protesto pacífico para eleições antecipadas isso teria sido compreensível, mas não multidões com a letra Z [o símbolo pró-invasão russa da Ucrânia], que disparam contra soldados e policias, atiram granadas, e gritam “mata, mata”, disse, citado pelo diário britânico The Guardian.

“Não rendemos a nossa república a esta multidão fascista. Se pedirem eleições antecipadas com protestos pacíficos, terão um primeiro-ministro mais do que disposto a ouvi-los e quem sabe concordar com eles”, declarou.

No entanto, Kurti manteve as reticências em aceder à exigência americana de que os autarcas não acedam aos edifícios municipais, questionando onde deveriam então trabalhar.

Os protestos foram, entretanto, nesta quarta-feira maioritariamente pacíficos, com a excepção de vandalismo contra um carro da polícia, que ficou com os vidros partidos, e de dois carros de media albaneses.

As manifestações dos sérvios em Leposavic, uma das localidades do Norte do Kosovo, foram entretanto marcadas pelo uso de símbolos da perseguição à comunidade judaica, uma estrela num pano de fundo amarelo no arame farpado que rodeia o edifício municipal, descreve a cadeia RTS. Também foi posta uma gigante faixa com as cores da bandeira sérvia ao longo do arame farpado.

O Kosovo declarou a sua independência da Sérvia em 2008 e o país é reconhecido por 101 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas, incluindo grande parte, mas não todos, os Estados-membros da UE. Tanto a Sérvia como a maioria dos kosovares de etnia sérvia recusaram fazê-lo, e nas zonas de maioria sérvia no Norte do Kosovo tem sido pedida mais autonomia.

Sugerir correcção
Comentar