Donos de Abril

Nesses múltiplos significados de Abril cabem tanto os sonhos de uma sociedade de esquerda, socialista e estatista como os sonhos de uma sociedade de direita, liberal ou conservadora.

Foto
"O significado de Abril não está apenas encerrado nos capítulos heróicos dos livros de história" Enric Vives-Rubio

Devo confessar (e desculpem-me o plebeísmo) que tenho pouca pachorra para o “affaire” Lula da Silva nos termos em que ele tem sido acaloradamente discutido. Mas, independentemente das reações e para lá da espuma dos dias, interessa-me sobremaneira a discussão sobre o subtexto de toda esta polémica. Sejamos claros. A única coisa verdadeiramente relevante que temos estado a debater, com maior ou menor consciência disso, é a deliberada, reiterada e já estafada vontade de associação das cerimónias do 25 de Abril a uma interpretação, seguramente legítima, mas com toda a certeza particular e muito pouco inclusiva, do que significou e significa a revolução de 1974. Interpretação e conceção essas que ficam aliás muito bem condensadas na ideia, simplista, pueril e perniciosa, de que o 25 de Abril foi uma conquista exclusiva de, da e para a esquerda.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 27 comentários