Bolsonaro cancela encontro com Marcelo Rebelo de Sousa

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”, disse o Presidente à CNN Brasil. Até ao momento, a Presidência portuguesa não recebeu nenhuma comunicação do Palácio do Planalto a cancelar o almoço.

Foto
O encontro com o Presidente da República estava agendado para segunda-feira Reuters/UESLEI MARCELINO

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, confirmou esta sexta-feira que cancelou o encontro agendado para segunda-feira em Brasília com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil.

Bolsonaro disse ainda que o cancelamento surge porque Marcelo Rebelo de Sousa “teria uma reunião com o Lula [da Silva]”, na residência oficial do Cônsul-Geral de São Paulo, no domingo de manhã.

Até ao momento, a Presidência portuguesa não recebeu nenhuma comunicação do Palácio do Planalto a cancelar o almoço.

“Sigo para o Brasil com o mesmo programa que tinha”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no Aeroporto de Lisboa, antes de embarcar.

Com esta frase, Marcelo respondia também à pergunta sobre se iria cancelar o encontro com Lula da Silva. Lembrou, a propósito, que já no ano passado se tinha encontrado em São Paulo com quatro antigos Presidentes do Brasil, os mesmos com que tem encontro marcado nesta viagem.

“Se fosse em Portugal, seriam conselheiros de Estado”, justificou.

Questionado sobre se esta situação configurava um incidente diplomático, o chefe de Estado optou por não responder, mas o facto de ter havido um convite formal por escrito, seguido de um “desconvite” anunciado num órgão de comunicação social, é resposta suficiente.

Marcelo preferiu dizer que uma coisa são os governantes e outra são os povos, e que os povos brasileiro e português “são povos irmãos”.


O PÚBLICO viaja a convite da TAP

Sugerir correcção
Ler 179 comentários