Centros comerciais da Grande Lisboa continuam fechados pelo menos até dia 4

Na última etapa do plano de desconfinamento, há agora várias medidas específicas para a Área Metropolitana de Lisboa, onde se têm verificado mais novos casos de covid-19 este mês.

Foto
António Costa apresentou como será o que resta do desconfinamento MANUEL DE ALMEIDA/Lusa/Arquivo

Os centros comerciais e as lojas do cidadão não abrem até 4 de Junho na Área Metropolitana de Lisboa. Nesse dia será feita uma avaliação da situação neste território e dela dependerá a possibilidade de abrir ou não shoppings e lojas do cidadão.

A abertura destes espaços estava prevista para dia 1 de Junho, data em que vão abrir no resto do país. 

O primeiro-ministro anunciou esta sexta-feira, depois do Conselho de Ministros, várias medidas específicas para  Área Metropolitana de Lisboa, onde se têm verificado mais novos casos de covid-19 este mês, para a última etapa do plano de desconfinamento, que se inicia a 1 de Junho.

A reabertura dos centros comerciais na área metropolitana de Lisboa será reavaliada no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira (o que não quer dizer que abram já na próxima semana). “Vamos fazer um esforço muito grande para que todo o esforço de testagem possam ter resultados”, explicou António Costa, depois de reconhecer o impacto económico que a medida terá para os lojistas.

Quanto às lojas com mais de 400 metros quadrados e feiras, a decisão caberá às autarquias.

Na Área Metropolitana de Lisboa, os ajuntamentos vão continuar limitados a dez pessoas. Será reforçada a vigilância epidemiológica em obras de construção civil e trabalho temporário. Os veículos privados de transportes de passageiros terão lotação máxima de dois terços dos passageiros, com uso obrigatório de máscara.

Como o PÚBLICO antecipou esta sexta-feira, o Conselho de Ministros renovou a situação de calamidade para o conjunto do território nacional. A situação em curso termina a 31 de Maio, domingo, e será prorrogada por mais 15 dias. 

Sugerir correcção