Corrida nacional repete-se em Lisboa

Um apoiante de Rio e um pró-Santana disputam as eleições à concelhia do PSD-Lisboa.

Ricardo Gonçalves (esqª) concorre o PSD-Lisboa
Fotogaleria
Ricardo Gonçalves (esqª) concorre o PSD-Lisboa Margarida Basto
Paulo Ribeiro candidata-se ao mesmo cargo
Fotogaleria
Paulo Ribeiro candidata-se ao mesmo cargo

A concelhia de Lisboa é uma das estruturas do PSD que também vão a votos no próximo sábado numa corrida que replica a disputa nacional. De um lado, Rodrigo Gonçalves, actual presidente interino do PSD-Lisboa, e apoiante de Rui Rio; do outro, Paulo Ribeiro, membro da assembleia de freguesia da Estrela e pró-Santana Lopes.

Rodrigo Gonçalves, 43 anos, ficou com a presidência da concelhia depois da saída de Mauro Xavier, em protesto contra a estratégia autárquica seguida pela direcção nacional do partido. O antigo presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica já foi apoiante de Pedro Passos Coelho, mas nos últimos tempos começou a distanciar-se e a fazer oposição interna. Quando Rui Rio anunciou que seria candidato à liderança do PSD já Rodrigo Gonçalves trabalhava na equipa que preparava a candidatura.

Na sua lista à concelhia estão como candidatos a vice-presidentes o antigo secretário de Estado da Cultura José Amaral Lopes e João Pedro Costa, actual vereador do PSD na Câmara de Lisboa. Outro apoiante de Rui Rio que está nesta candidatura – para a liderança da mesa da Assembleia – é Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD e fundador do movimento interno Portugal Não Pode Esperar. Como vice-presidente da mesa está a ex-ministra Graça Carvalho.

Como adversário, Rodrigo Gonçalves terá Paulo Ribeiro, 49 anos, e militante do PSD desde 1993. Foi coordenador do gabinete de estudos da distrital de Lisboa e delegado à Assembleia Distrital de Lisboa do PSD. É a segunda vez que este conselheiro nacional se candidata a presidente da concelhia de Lisboa.

O presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, chegou a mostrar-se disponível para avançar para esta corrida, mas isso acabou por não acontecer.

Sugerir correcção
Comentar