Ficção: os gases da chanceler Merkel e a campanha do PaF

Jorge Moreira da Silva chegou esbaforido ao almoço de campanha da coligação PSD/CDS no Bombarral. Percorreu a sala quase a correr até chegar junto de Passos.

“Senhor primeiro-ministro, senhor primeiro-ministro”, repetia nervoso o ministro do Ambiente enquanto puxava a suada manga da camisa de Passos.

“O que se passa consigo, Jorge? Você está branco!”

“São os gases, senhor primeiro-ministro, são os gases… Preciso de falar consigo a sós. É urgente.”

“Ó Jorge, você passou-se? Fale baixo, homem. O que é que eu tenho a ver com isso? Vá ao médico, deve haver uns comprimidos...”

Moreira da Silva, já em desespero, nem deixou Passos terminar a frase e, elevando o tom de voz, afirmou: “Não é isso, são os gases martelados…”

Metade da sala olhou para a dupla. Os jornalistas começaram a levantar-se das cadeiras. Passos puxou o ministro para um canto da sala, junto ao palco, e perguntou-lhe: “Explique-me lá isso. O que o aflige?”

“O senhor primeiro-ministro ainda não ouviu falar do esquema fraudulento da Volkswagen? Aquilo de ter equipado veículos com o software que leva os carros a emitirem menos gases quando estão a ser examinados?”

“Já, mas não dei grande importância. Pensei apenas: “Coitadita da Merkel, estava tudo a correr tão bem e agora teve este aborrecimento.”

Moreira da Silva agarrou fortemente as mãos de Passos e soltou: “São milhares de carros. Começou nos Volkswagen, passou para os Seat e agora chegou aos Audi. Os Audi, senhor primeiro-ministro, os Audi…”

“O que têm os Audi?”, perguntou Passos.

“Então o senhor não sabe que são os carros que sorteamos na factura da sorte? Já anda tudo a gozar nas redes sociais. Já dizem que o Governo anda a dar carros marados aos portugueses. Isto pode contaminar a campanha”, alertou o ministro.  

O líder da PaF, já perto de perder a paciência, respondeu de pronto. “Ó homem, vire essa boca para lá. Ainda hoje perguntei à Zita [Seabra] como é que está a ver a campanha e ela diz que a PaF vai em crescendo. Em crescendo…”

“E se o Costa pega nisto?”, questionou Moreira da Silva.

“O Costa? O Costa está preocupado é com as sondagens”, replicou Passos.

“Mas o que digo?”, insistiu o ministro do Ambiente.

“Siga a estratégia, homem. Siga a estratégia. Diga que o Costa é um radical pior que a Catarina Martins, um aventureiro, que quer colocar os comunistas no Governo e o Jerónimo a vice-primeiro-ministro. Siga a estratégia. E agora vá almoçar que isso passa-lhe”, finalizou Passos.

Quando o líder da PaF ocupou o seu lugar na mesa para almoçar, Paulo Portas, discretamente, perguntou-lhe: “Algum problema colega?”

“Não. São os gases da Merkel que andam a fazer mal ao Jorge.”

Portas ruborizou, mas, entendendo que não se devia meter mais no assunto, não respondeu e atirou-se aos pastéis de bacalhau.

 

Sugerir correcção
Comentar