Girão Pereira: “Autarca de referência do CDS” morre aos 77 anos

Paulo Portas e Manuel Monteiro deslocam-se esta sexta-feira a Aveiro numa última homenagem ao antigo vice-presidente do partido.

Foto

Aveiro está de luto. José Girão Pereira, o primeiro presidente da câmara local eleito após o 25 de Abril, morreu esta quinta-feira, aos 77 anos, em Aveiro, e o seu funeral realiza-se este sábado para o cemitério de Cambra, em Vouzela, sua terra natal. O actual líder do CDS, Paulo Portas, e o antigo presidente, Manuel Monteiro, têm previsto deslocarem-se esta sexta-feira a Aveiro para participar no velório daquele que é apontado como o “autarca referência” do CDS.

Eleito pela primeira vez presidente da Câmara de Aveiro aos 37 anos, Girão Pereira manteve-se à frente da autarquia ao longo de 18 anos, vencendo sucessivas eleições autárquicas. Na década de 1990 foi deputado pelo CDS à Assembleia da República na VI legislatura e também deputado ao Parlamento Europeu – enquanto eurodeputado destacou-se por “defender os interesses de Portugal, sobretudo na área das pescas e agricultura”. Em 2010, o Presidente da República condecorou-o com a Ordem de Mérito.

Manuel Monteiro, ex-líder do CDS, disse ao PÚBLICO que “Girão Pereira foi, seguramente, o autarca que passou das palavras aos actos em termos de doutrina política". "Ele era verdadeiramente um democrata-cristão e isso era inquestionável, tendo praticado a democracia-cristã no exercício da sua função. E é esse aspecto que penso que deve ser sublinhado, principalmente numa época em que as palavras são vazias e as ideologias são meros títulos num programa qualquer”.

Para Manuel Monteiro, Girão, que foi seu vice-presidente na direcção do CDS, “foi o testemunho da importância que as autarquias tiveram para o CDS”. Dezoito anos após ter presidido à Câmara de Aveiro, é convidado por Monteiro para integrar a lista de deputados ao Parlamento Europeu, ocupando o terceiro lugar. O antigo presidente do CDS lembra que na disputa interna para a liderança, aquele que seria seu vice-presidente apoiou o seu opositor, Basílio Horta, mas terminada a pugna eleitoral, recorda, ”tornou-se numa das pessoas mais leais e mais frontais que conheci no partido”.

O actual presidente da distrital do CDS-Aveiro, Jorge Pato, lamenta a perda de Girão, “uma das referências do CDS a nível do poder local, para além de ser uma referência incontornável da região”.

Sugerir correcção
Comentar