Jantar de Ventura com 160 pessoas em ambiente de festa apesar do confinamento

Protecção Civil terá dado parecer negativo, que foi depois confirmado pelo delegado da Administração Regional de Saúde do Norte. O ACES Braga só durante o dia de hoje terá tido conhecimento do documento, tal como a GNR.

Foto
Jantar-comício de André Ventura juntou mais de 150 pessoas em espaço fechado em Braga LUSA/HUGO DELGADO

Cerca de 160 apoiantes do candidato presidencial do Chega reuniram-se neste domingo em ambiente festivo, num jantar-comício, em Braga, com música e cânticos, uma iniciativa que a candidatura afirma cumprir as regras da Direcção-Geral da Saúde.

“Todos os eventos que estamos a realizar são feitos através das distritais, que contactam a Direcção-Geral da Saúde (DGS), com os dados e o cumprimento de todas as regras de distanciamento, das mesas e dos lugares nas mesas”, disse o director de campanha, mandatário nacional de André Ventura e membro da direcção nacional do Chega, Rui Paulo Sousa.

Com cerca de 160 pessoas distribuídas em mesas redondas para um jantar de apoio em Braga, esta foi a maior iniciativa em espaço fechado da candidatura desde o início do período de campanha oficial (10 de Janeiro), uma vez que todos os comícios anteriores decorreram em espaços com plateias devidamente preparadas para guardar a distância sanitária ou refeições colectivas apenas com algumas dezenas de convivas em restaurantes.

Apesar do “dever geral de recolhimento domiciliário” e num dia em que Portugal perdeu mais 152 pessoas para a covid-19, Rui Paulo Sousa argumentou que o evento é “um comício político que, pela lei, é permitido”. “Não está cancelado, apesar do estado de confinamento. Obviamente que as pessoas cantam, falam, exprimem-se porque é um evento político”, frisou.

“Neste caso, foi contactado o Agrupamento de Centros de Saúde de Braga (ACES Braga), que mandou cá uma equipa e esteve a medir rigorosamente e a ver se cumpria todos os requisitos”, garantiu o dirigente da força política da extrema-direita parlamentar.

O candidato ao Palácio de Belém André Ventura, nas suas acções de campanha eleitoral, tem criticado fortemente o executivo liderado por António Costa por aquilo que considera ser incompetência e falta de planeamento no combate às novas vagas da crise pandémica. Em fundo, no salão onde decorre a iniciativa, fechado à comunicação social, ouviam-se gritos de apoio a Ventura, palmas, um coro de pessoas a cantar e a brindar.

Segundo a RTP, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tinha dado um parecer negativo ao evento, que foi depois confirmado pelo delegado da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), mas o ACES Braga só já durante o dia de hoje terá tido conhecimento do documento, tal como a Guarda Nacional Republicana.

O espaço escolhido pelo Chega foi um grande estabelecimento de restauração, especializado em eventos como casamentos e baptizados, entre outros, na freguesia de Tebosa, no concelho de Braga.

Sugerir correcção
Ler 48 comentários